Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Agricultura comercial absorve mais de quatro milhões de dólares

     Economia              
  • Cuanza Norte • Segunda, 09 Setembro de 2024 | 18h56
Cadeia de valores da produção do Cuanza Norte prevê inclui café como um dos produtos de eleição
Cadeia de valores da produção do Cuanza Norte prevê inclui café como um dos produtos de eleição
Joaquim Tomas

Ndalatando - Vinte e seis  planos de negócios foram financiados com cerca de quatro milhões de dólares, na província do Cuanza-Norte, até Agosto deste ano, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC).

A informação foi prestada à ANGOP,  nesta segunda-feira, em Ndalatando pelo  coordenador do PDAC no Cuanza-Norte, Elias Mouzinho, à margem da  “Primeira Mesa Redonda de  Negociações”.

Os projectos  financiados, informou,  fazem parte de um total de 35  já aprovados na província.

Salientou que os financiamentos começaram a ser desembolsados em Dezembro de 2021 e estão a permitir a expansão de áreas de cultivo, fundamentalmente, para a produção de milho, feijão e soja.

Tiveram como objectivo aumentar a produtividade e melhorar o acesso aos mercados, para beneficiários elegíveis nas cadeias de produção de frangos, ovos e grãos.

Os financiamentos têm um período de reembolso de cinco anos e um ano de carência,  a uma taxa de juros de 7,5 por cento.

Além da criação do plano de negócios, o projecto prevê assistência financeira, técnica e investimentos em infra-estruturas.

A primeira mesa redonda de negociações foi organizada pela empresa Incatema,  com a presença de 150 participantes.

Destacam-se entre os participantes,  produtores do chamado corredor “A” do PDAC, que engloba as províncias do Cuanza-Norte e Malanje, responsáveis de empresas prestadoras de seguros e insumos agrícolas, bem como  da banca .

O encontro teve como objectivo facilitar  negociações que impulsionem  o desenvolvimento das cadeias  de valor agrícola, abrangendo produtos  como insumos, equipamentos, infra-estruturas, serviços financeiros e profissionais.

O certame visou, também,  o estabelecimento de parcerias  estratégicas  entre produtores e fornecedores de bens e serviços, de modo a contribuir para  a sustentabilidade do sector  agrícola em Angola. DS/IMA/YD





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+