Saurimo - Iniciou, esta quarta-feira, a 2ª Conferência Internacional de Diamantes de Angola, uma iniciativa do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás que visa a atracção de investimentos para a expansão da cadeia de valores deste mineral estratégico.
A abertura do evento foi orientada pelo Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino de Azedo, e presenciada pelo governador da província da Lunda-Sul, Daniel Neto, e o presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA, Ganga Júnior.
Para a exposição do potencial mineiro do país, está reservado um pavilhão instalado no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, com 120 empresas dos subsectores dos diamantes, banca, prestação de serviços, entre outras. A organização espera receber mais de dois mil visitantes.
A conferência visa, fundamentalmente, mostrar as potencialidades do subsector dos diamantes e apresentar aos potenciais investidores o ambiente favorável de negócios que o país vive, com realce para a legislação e desburocratização de processos de licenciamento.
O evento tem um carácter científico, através da realização de palestras que serão dirigidas por investigadores e técnicos de grandes empresas mundiais do sector.
Durante dois dias, serão abordados temas como o processo Kimberley, sistema de certificação, investigação geológica mineira, exploração de diamantes em Angola, lapidação, inovação tecnológica e logística na indústria e no sector semi-industrial.
A 2ª Conferência Internacional de Diamantes de Angola ocorre três anos depois da 1ª, realizado em Outubro de 2021, no mesmo local. JW/HD