Luena - Os passageiros do voo inaugural da TAAG - Linhas Aéreas de Angola (TAAG), na rota Luanda/Luena, com partida no novo Aeroporto Internacional, Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), destacaram, esta quarta-feira, as valências da nova infraestrutura aeroportuária.
Após desembarcar no Aeroporto Comandante Dangereux, proveniente da capital do país (Luanda), o passageiro João Maiato destacou a comodidade, rapidez no atendimento, a "grandiosidade" da infra-estrutura, bem como os artefactos tecnológicos, que facilitam toda a operação.
Entretanto, sugeriu maior aposta em vias secundárias e terciárias, prevendo que as actuais não poderão responder ao fluxo de passageiros no futuro.
Francisco Senga e Miguel Cangaio, outros passageiros deste voo inaugural, também ressaltaram as condições modernas do novo aeroporto, localizado no município de Icolo e Bengo.
A TAAG cumpriu a partir de terça-feira, 10, a implementação da II fase da conexão das províncias de Luanda com as regiões do Moxico, Lunda -Norte e Lunda -Sul e Zaire, a partir do Novo Aeroporto, Dr. António Agostinho Neto (AIAAN).
Inaugurado a 10 de Novembro de 2023, o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto está localizado no município de Icolo e Bengo e vinha operando, até então, voos de carga.
A infra-estrutura aeroportuária ocupa uma área de 75 quilómetros quadrados e conta com duas pistas paralelas, tendo a pista norte 4 200 metros de comprimento e a sul 3 800 metros, ambas com 60 metros de largura.
A infra-estrutura aeroportuária conta com serviços complementares como lojas, restaurantes, escritórios, entre outras. LTY/ TC/YD