Luena - Os testes experimentais do Parque de Energia Solar de 26, 906 Megawatts (MW), da cidade do Luena (Moxico), decorrem sem sobressaltos e o empreendimento energético deve ser entregue ao Governo Provincial do Moxico em Junho próximo.
Segundo informações obtidas pela ANGOP no local, durante a visita de uma delegação parlamentar da 4ª comissão para a Administração do Estado, Poder Local e Autarquias, os equipamentos solares estão a corresponder com as expectativas e a sua execução física está a 91 por cento.
O projecto, a cargo das empresas sul-africana “Sun África”, assim como da MCA Angola e Portugal, vai beneficiar mais de dois milhões de habitantes da cidade do Luena e bairros periféricos, e está instalado numa área de 52 hectares, suportando 42 mil 560 painéis solares, tendo orçado 36 milhões e 973 mil euros.
Actualmente, a cidade do Luena conta com uma capacidade máxima instalada fixada em 31.5 MW, desta apenas é fornecida 13 MW, provenientes de duas centrais térmicas e da barragem de Tchihumbwe, na província da Lunda Sul.
Os parlamentares, além do município sede do Moxico, trabalharam em Camanongue, Léua e Luacano para averiguar, também, infra-estruturas do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) e do Programa de Investimento Público (PIP). LTY/YD