Luanda - O director regional do Programa Alimentar Mundial (PAM) para África Austral, Eric Perdison, reafirmou esta quinta-feira, em Luanda, o apoio da instituição aos projectos de Angola ligados à agricultura e sistemas alimentares.
O director falava à imprensa no final de um encontro com o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
Fez saber que o apoio será centrado na implementação directa dos referidos programas na provisão de serviços a outros parceiros, incluindo agências das Nações Unidas, e na capacitação, com destaque na área da alimentação escolar, em que a instituição tem demonstrado a nível global e regional a sua capacidade técnica e expertise.
Referiu que fazem parte, igualmente, da estratégia de apoio ao país questões ligadas à nutrição e outras prioritárias do Plano de Desenvolvimento Nacional.
Segundo o director do PAM, durante o encontro foi ainda analisada a situação ligada à seca por causa do fenómeno El Ninõ e a necessidade do reforço das capacidades a nível de acções antecipatória para assuntos relacionados aos choques climáticos.
“Fui nomeado para o cargo há cerca de dois meses e Angola é um dos primeiros países que estou a visitar, considerando a excelente colaboração e parceria entre o PAM e o Governo angolano”, disse no final da reunião em que participaram também os ministros do Planeamento, Victor Guilherme, e da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos.
A direcção regional do PAM para a África Austral está baseada em Joanesburgo (África do Sul) e o escritório cobre 12 países na região.
O PAM em Angola apoia o desenvolvimento do país através de acções como a implementação de projectos sustentáveis para comunidades vulneráveis, desenvolvimento de políticas e estratégias para melhorar a segurança alimentar, nutrição, promoção do aleitamento materno, entre outras. ASS/VC