Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Países Baixos interessados na fruta de Benguela

     Economia              
  • Benguela • Quarta, 11 Maio de 2022 | 12h23
Exposição de frutas tropicais
Exposição de frutas tropicais
Angop

Lobito – Empresários dos Países Baixos vão visitar nas próximas semanas a província de Benguela, para fazer prospecção do potencial agrícola da região, principalmente sobre a produção de frutas tropicais, soube esta quarta-feira a ANGOP.

Essa informação foi avançada à imprensa pelo seu embaixador em Angola, Tsjeard Hoekstra, à margem de uma visita que efectuou ao Porto do Lobito, para avaliar, com o seu Conselho de Administração, as vantagens da cooperação no sector dos transportes.

Segundo o diplomata, o Porto de Rotterdam é a maior porta de entrada de muitos produtos na Europa e, por isso, vê uma boa oportunidade de cooperação entre ambos países, relativamente à transportação das frutas tropicais para o continente europeu.

Tsjeard Hoekstra, que veio participar na primeira Conferência Internacional sobre Logística e Transportes, organizada pela Universidade Katyavala Bwiia, assegurou que tem informações dos seus antecessores sobre o potencial agrícola da província.

“Os Países Baixos são uma potência agrícola, ocupando o segundo lugar a nível do mundo,  atrás dos Estados Unidos da América. Estamos prontos para partilhar os nossos conhecimentos com Angola nos sectores da agricultura, logística, obras portuárias e distribuição”, enfatizou

Aproveitou para realçar as vantagens do Corredor do Lobito, dizendo que "o negócio pode dar passos em frente", uma vez que através do Caminho de Ferro de Benguela, as mercadorias chegam até ao Porto do Lobito e na exportação para a Europa serão recebidas em Rotterdam.

O Corredor do Lobito, tendo como principais actores o Caminho de Ferro de Benguela e o Porto Comercial, atravessa a África Austral, abrangendo Angola, a Zâmbia e a República Democrática do Congo.

É um dos principais eixos de circulação de matérias-primas, produtos e mercadorias, não apenas dos próprios países que atravessa, mas sobretudo devido à conexão, principalmente com o Porto, que assegura uma elevada percentagem de volume do comércio internacional de toda a sub-região.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+