Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

País vai lançar ferramenta para monitorizar ODS

     Economia              
  • Luanda • Terça, 03 Outubro de 2023 | 15h43
Antenas de comunicação(Foto ilustração)
Antenas de comunicação(Foto ilustração)
Cedida

Luanda - Uma ferramenta PEN-ODS para dar suporte à monitorização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com recurso ao Programa Espacial Nacional, vai ser lançada a 10 deste mês, em Luanda, durante a Semana Mundial do Espaço 2023 em Angola.

Segundo uma nota de imprensa enviada esta terça-feira à ANGOP, o lançamento acontecerá no acto central de balanço e encerramento da Semana Mundial do Espaço 2023 em Angola, a decorrer de 04 a 10 de Outubro.

O documento diz que o acto será presidido pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira.

A nota diz que, este ano, a Semana Mundial do Espaço tem como lema “O Espaço e o Empreendedorismo”, sendo que em Angola irão ocorrer diversas actividades em alinhamento com o Eixo 2 da Estratégia Espacial Nacional: “Capacitação e Promoção”, com destaque para os feitos do país no sector espacial para se alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De acordo com o documento, o programa da WSW 2023 em Angola inclui palestras e seminários com prelectores nacionais e das principais agências espaciais como NASA, ROSCOSMOS e ESA, além de start-ups de diferentes países, a fim de apresentar as diversas formas de empreender no sector.

Para além de palestras, deverão acontecer sessões de empreendedorismo com a apresentação de projectos que utilizam tecnologia espacial, voltados para start-ups e pequenas e médias empresas, que irão dinamizar o sector no país, com pequenos provedores de internet disponibilizados por pequenas empresas.

A nota diz que o objectivo é auxiliar na massificação do uso de internet a nível do país, para além de criar oportunidades e negócios entre start-ups nacionais e internacionais  no sector espacial, com destaque a projectos ligados à Observação da Terra.

Durante a Semana, haverá vários depoimentos de como parceiros nacionais estão a usar o ANGOSAT-2 e as aplicações espaciais ligadas ao Programa Espacial Nacional, a saber TECH-Gest para monitoramento de activos, TECH-Agro para estimativa da produtividade agrícola e TECH-Tecnologia para detecção de derrames de petróleo. 

A recém lançada TECH-Minas, solução que utiliza ferramentas modernas de inteligência artificial, como o ChatGPT, para dados mineiros, também será apresentada durante a Semana Mundial do Espaço no país.

Haverá ainda um networking a fim de criar um ambiente em que start-ups, PME, GM e o público em geral possam interagir para fomentar iniciativas de cooperação no sector espacial. 

De 04 a 10 de Outubro comemora-se internacionalmente a Semana Mundial do Espaço (SME ou WSW, da sigla em inglês), uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objectivo de celebrar o contributo da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.

A SME coincide com a aproximação de 12 de Outubro, data do primeiro aniversário do lançamento do satélite ANGOSAT-2. HEM/AC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+