Luanda - Angola tem um universo de 83 722 empresas, mas 33 por cento (27 628) dessas opera à margem da lei, revela o relatório final do Recenseamento das Empresas e Estabelecimentos (REMPE -2019), divulgado esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados demonstram que o sector formal concentra 67 por cento das empresas do global das empresas no país (83.722), das quais 86,9% encontram-se localizadas nas áreas urbanas e 13,1 % estão na zona rural.
O tecido empresarial angolano, segundo o documento, é predominantemente constituído pela actividade de comércio a grosso e retalho em 59%, onde 49 por cento das empresas estão localizadas na província de Luanda.
Das 83 722 empresas do país, cerca de 84%, correspondem às micro empresas, compostas entre um a seis trabalhadores, onde há mais mulheres, o sector informal concentra 32 por cento e o sector formal 26%.
De acordo com o REMPE, apresentado pela directora-geral adjunta, Anália da Silva, apesar do sector informal apresentar um tamanho expressivo de empresas, este gera apenas 6% do emprego total e o sector formal os restantes 94 %.
No evento, o secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos, considerou o relatório final do Recenseamento das Empresas e Estabelecimentos (REMPE -2019), como um instrumento facilitador para a diversificação da economia, em curso no país.
O secretário adiantou que estes dados do relatório final do REMPE -2019, servirão de impulso para a versão do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) que recomeça ainda no primeiro trimestre do corrente ano.
Por sua vez, o representante do Banco Mundial (BM), financiador do projecto com um montante avaliado em seis milhões de dólares, disse que o financiamento serve para a modernização do sistema estatístico nacional desde 2016.
Para o levantamento do relatório final do Recenseamento das Empresas e Estabelecimentos (REMPE -2019), foram a campo 500 técnicos para a recolha de dados, durante ano e meio.
No âmbito do Projecto Estatístico de Angola, financiando pelo BM, o Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou, entre Março de 2020 e Agosto de 2021, o segundo Recenseamento de Empresas e Estabelecimentos (REMPE 2019), que sucede a um primeiro realizado em 2003.