Luanda - Angola manifestou esta quinta-feira, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), o interesse em formar jovens em tecnologias de produção de electricidade voltada às fontes alternativas, junto da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), no quadro da sua filiação a este organismo.
A intenção foi manifestada pelo secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos, ao director-geral da IRENA, Francesco La Camara, durante um encontro em que os interlocutores abordaram, igualmente, a possibilidade deste organismo internacional disponibilizar ao país, por via de parceiros, e sem contrapartida financeira, sistemas fotovoltaicos para escolas e hospitais localizados em zonas distantes do sistema nacional interligado.
Segundo uma nota da Embaixada de Angola naquele país do Oriente Médio, chegada hoje à ANGOP, Arlindo Carlos considera que a formação especializada, para engenheiros, vai permitir o funcionamento ininterrupto dos activos do sistema eléctrico público, tendo em conta o regime de exploração a que estarão sujeitas as instalações eléctricas do país, com a interligação a sistemas de Estados vizinhos.
No entanto, a direcção da IRENA mostrou-se aberta em acolher pedidos de inscrição de projectos a serem submetidos pela parte angolana que, com o concurso da sua intervenção, poderão ser objecto de atenção.
Francesco La Camara destacou a aposta do Executivo angolano na produção de energias de fontes limpas e sublinhou a necessidade de o país continuar a promover iniciativas de descarbonização da indústria de electricidade, na qualidade de signatário do Acordo de Paris.
O encontro surge na sequência da 15ª Assembleia da Agência Internacional para as Energias Renováveis, realizada de 11 a 13 deste mês em Abu Dhabi, sob o lema “Acelerando a Transição para Energias Renováveis - o Caminho a Seguir”, cujas discussões centraram-se nas estratégias para triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, apoio às transições em economias emergentes e a promoção de fluxos financeiros inovadores em países necessitados.
Participou igualmente no encontro o embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato.
Ainda neste país, a delegação angolana esteve envolvida nas actividades da Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW), ocorrida de 14 a 16 deste mês, com a participação de representantes de governos, líderes empresariais e tecnológicos de mais de 100 países. ACC/VC