Luanda - A primeira fábrica de contadores de água e energia pré-pago no país, denominada Métrica Soluções, foi inaugurada esta sexta-feira, em Luanda, pelo ministro de Energia e Água, João Baptista Borges.
A fábrica, que ocupa uma área de quatro mil metros quadrados e localizada no Pólo Industrial de Viana, é um projecto do Grupo SUNSHINE, de origem chinesa, com um investimento na ordem de 17,5 milhões de dólares (mais de 10 mil milhões de kwanzas).
Numa primeira fase, devido à situação da Covid-19, a indústria começa operar com 30 trabalhadores nacionais, tendo a previsão de atingir os 800 empregos directos, distribuídos em 600 trabalhadores para área de contadores de energia e 200 na produção dos contadores de água.
A fábrica, que prevê produzir anualmente 400 mil contadores de água e energia, tem inicialmente o mercado nacional como preferência, com intenções futuras para exportação do produto em países africanos.
Na ocasião, o ministro de Energia e Água, João Baptista Borges, disse que essa fábrica vem suprir, em grande medida, o défice significativo em termo de capacidade e oferta de contadores de água e energia fabricados no país.
"Esses contadores, produzidos localmente, vão permitir que a Empresa Pública de Água de Luanda (EPAL) e Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) possam melhorar a sua arrecadação e, consequentemente, o consumo gerido pelo próprio utilizador", avançou.
Para o governante, um dos aspectos positivos deste projecto é o facto de, pela primeira vez, produzir-se localmente os contadores e empregar jovens.
“A fábrica vem, assim, criar um ecossistema no sector, que incide desde a produção dos contadores, reparação e manutenção, situação que proporciona o surgimento de outros actores na cadeia de produção”, asseverou.
A vice-governadora de Luanda para Serviços Técnicos e Infraestrutura, Elisabete Rafael, visivelmente satisfeita, ressaltou o facto de fábrica, instalada na capital do país, assegurar, numa primeira fase, 30 novos postos de trabalho, na sua maioria jovens.
Por seu turno, o representante do Grupo Sunshine, Wilson Ganga, informou que, neste momento, estão em funcionamento duas linhas de produção de contadores de água e energia.
Explicou que os contadores permitem leitura em tempo real e são fabricados caixas de contadores para todos cenários para atender as exigências do mercado.
O Grupo Sunshine, de origem chinesa, opera em Angola desde 2014, em outras áreas como nos petróleo (Blocos de Petróleo CON6 e KON5 da Sonangol), na Mineração de Nióbio Bonga, exploração de mina de diamantes e no serviço de transporte.