Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Países africanos instados a intensificar trocas comerciais

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 19 Maio de 2022 | 16h54
Pormenor da zona industrial da Boa Vista (Foto ilustração)
Pormenor da zona industrial da Boa Vista (Foto ilustração)
Tarcísio Vilela - ANGOP

Luanda – A 54ª Sessão do Conselho Económico dos Ministros Africanos das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico recomendou aos países membros a aumentarem as trocas comerciais entre si, com vista a minimizar a dependência económica em relação ao resto do mundo. 

O evento, que decorreu na cidade de Dakar, Senegal, visou estimular a reflexão sobre o impacto da crise desencadeada pela guerra entre a Rússia e Ucrânia, já que poderá repercurtir-se no desenvolvimento sustentável das economias africanas.

Nesta conformidade, o encontro, em que Angola foi representada pelo ministro da Economia e Planeamento (MEP), Mário Caetano João, instou os países africanos a continuarem a desenvolver o potencial económico do continente, em especial na produção de bens e serviços, porquanto existem vantagens, comparativamente aos outros continentes.

Segundo o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, que falava hoje (19) durante o briefing semanal do MEP, na perspectiva dos ministros africanos, a guerra na Ucrânia poderá afectar substancialmente as condições globais de financiamento, devido ao aumento de incertezas. 

Este facto, esclareceu, levará a maioria dos países africanos a enfrentar um maior custo na obtenção de empréstimos junto dos mercados financeiros internacionais.  

Ainda no brifing, referente à acções do período de 12 a 18 de Maio, Milton Reis anunciou que o MEP concluiu, esta semana, o relatório técnico de balanço do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) referente ao I trimestre de 2022. 

“O mesmo será submetido e apreciado na próxima Sessão da Comissão Económica do Conselho de Ministros”, disse, acrescentando que, na última semana, o Ministério da Económia e Planeamento avaliou o Relatório do Recenseamento de Empresas e Estabelecimentos (REMPE). 

A esse respeito, adiantou que está em curso a análise final deste relatório (REMPE) preliminar e que, de 23 de Maio a 17 de Junho, se realizarão vários workshops de auscultação em todo país.

Os referidos workshops têm como objectivo obter contribuições dos principais parceiros do Instituto Nacional de Estatística (INE), designadamente departamentos ministeriais, governos provinciais, universidades e instituições bancárias. 

O Recenseamento de Empresas e Estabelecimentos (REMPE) está a ser realizado à nível nacional, a fim de conhecer o tecido empresarial do sector formal e informal. 

Visa igualmente fornecer informação específica para as contas nacionais, actualizar o universo e as bases de sondagens dos inquéritos ao sector empresarial, bem como promover um processo de recolha de dados administrativos empresarial, junto das instituições públicas. 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+