Luanda – Os utilizadores da aplicação móvel Multicaixa Express (MCX) já podem efectuar os seus pagamentos em Terminais de Pagamento Automático (TPA), através do código “Quick Response (QR)”, que em português significa “Resposta Rápida”.
Trata-se da primeira solução de pagamentos movéis certificada, em Angola, devendo para a sua utilização o comerciante actualizar o seu TPA, numa iniciativa da empresa tecnológica Innovation Makers.
Para se fazer um pagamento por essa via, o TPA apresenta um do código QR no ecrã que é lido pela câmara do telemóvel, através da aplicação Multicaixa Express, segundo uma nota de imprensa enviada esta sexta-feira à ANGOP.
De acordo com o documento, essa solução é uma forma prática, rápida e segura para a realização de transacções em terminais de pagamentos com um telemóvel.
Citado em nota, o director executivo da Innovation Makers, Vitor Rodrigues, considerou a funcionalidade como uma solução inovadora no mercado que vai permitir a população fazer um maior número de pagamentos móveis.
Já o administrador executivo da EMIS, Eduardo Bettencourt, aponta o código QR da rede Multicaixa como um sinal claro da aposta na modernização do sistema de pagamento angolano, o que vai beneficiar todo mercado.
Para além desse serviço, a Innovation Makers lançou uma agência bancária 100% digital e capaz de realizar todas operações solicitadas pelos clientes de forma virtual, com recurso à inteligência artificial, durante a 39ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA 2024), que decorreu de 23 a 28 de Julho último, na Zona Económica Especial (ZEE).
Trata-se também de uma solução apresentada, pela primeira vez, em Angola, sendo um novo conceito de agência bancária digital concebido com recurso às inovadoras máquinas de auto-atendimento.
A máquina funciona com reconhecimento facial, permitindo que todas as operações tradicionais bancárias sejam realizadas de forma autónoma pelo utilizador final.
Com 15 anos de existência e há 10 anos em Angola, a Innovation Makers é o parceiro tecnológico estratégico de referência para o desenvolvimento de soluções bancárias de software e hardware. CPM/QCB