Luanda – Os bancos comerciais de Angola passam, a partir de hoje, segunda-feira (1/1/2024), a pagar 700 kwanzas de comissão interbancária, em caso de os seus clientes efectuarem o levantamento de dinheiro em Terminais de Caixa Automático (ATM) de outras instituições bancárias.
A medida, que não afecta os utentes do cartão multicaixa, abrange todos os bancos que emitem cartões de pagamento e instalam caixas automáticos no país, segundo a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Anteriormente, a taxa interbancária no levantamento de valores monetários em ATM de bancos diferentes era de 350 kwanzas, uma comissão que, neste ano, aumenta para Kz 700, uma subida de 100% do valor anterior.
A comissão interbancária é uma taxa acordada entre os bancos comerciais nos serviços recíprocos prestados entre si, sem impactar directamente no cliente bancário.
Em termos práticos, refere-se ao valor que um banco paga a outro sempre que um cliente seu usa o Caixa Automático de outro.
A propósito, o administrador executivo da EMIS, Joaquim Caniço, recorda que a respectiva taxa sempre existiu e "nunca impactou no bolso dos utentes".
Em entrevista à ANGOP, o responsável esclarece que a comissão interbancária em causa faz parte de um conjunto de incentivos para os bancos gerirem melhor a logística dos carregamentos de dinheiro nos seus caixas automáticos.
Com isso, a fonte avança que nesse processo ganham mais os bancos que mantiverem o maior número de caixas automáticas e disponibilizarem mais dinheiro para a população.
Contudo, Joaquim Caniço reitera ser uma comissão que “não se aplica ao utente do cartão de pagamento", mas contribui para a existência de mais ATM com dinheiro disponível em Angola.
Ou seja, a medida visa incentivar os bancos a disponibilizarem mais dinheiro nos ATM, enquanto os bancos de pequena dimensão ou com número reduzido de equipamentos a operar e pouca disponibilidade financeira para carregar os caixas automáticos vão pagar mais, pelo facto de os seus clientes utilizarem máquinas de outros bancos.
A EMIS regista a existência de cerca de 7,6 milhões de cartões multicaixas e perto de 3,5 mil caixas automáticos (ATM), em Angola, numa média de 184 ATM para cada banco comercial.QCB/AC