Luanda – O Programa de Apoio ao Credito (PAC) já aprovou, desde Abril deste ano, 647 projectos avaliados em 25 mil milhões de kwanzas, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).
Do total dos projectos aprovados, 123 tiveram desembolsos avaliados em cinco mil milhões de kwanzas, de acordo com dados avançados esta terça-feira, pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP).
Este instrumento de financiamento público, o PAC, abrangeu as províncias de Luanda com 172, seguida de Benguela com 59, Uíge com 57, Huíla com 41, Bié com 39 e 33 para o Bengo.
De acordo com dados avançados pela directora nacional para a Economia, Competitividade e Inovação do MEP, Joffrana Xavier, são beneficiários dos projectos as províncias de Luanda, Bengo, Benguela, Huíla, Namibe e Bié.
Falando no habitual briefing do Ministério da Economia e Planeamento, Joffrana Xavier referiu que os sectores de operadores de comércio e distribuição lideram com 37 projectos desembolsados, seguido do sector da agricultura com 35 projectos, pescas com 14, indústria transformadora com 12, pecuária com 12, resíduos sólidos com oito e turismo com cinco iniciativas.
O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI) já financiou um total de 1 715 projectos.
Por linha de financiamento, a responsável detalha que a linha de financiamento Alívio Económico financiou 528 projectos, Aviso 10 /22 do BNA suportou 367 projectos, PAC com 647 e FADA com 142 projectos.
Joffrana Xavier adiantou que, no acesso ao mercado interno, foram celebrados um total de 669 contratos de compra futura, distribuídos pelas províncias do Uíge com 118 contratos, Cuanza Sul 89, Cuando Cubango 73, Bié 61.
Seguem ainda na lista dos contratos, as províncias de Luanda (58) Benguela (48), Malanje (38), Lunda Norte (33), Lunda Sul (31), Bengo (21), Cabinda (18), Cunene (17), Huambo (15), Cuanza Norte (12), Moxico (10), Zaire (4), Huíla (2) e Namibe (2).
Com os contratos celebrados perspectiva-se um valor indicativo que ultrapasse os mil milhões de kwanzas.
O Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) está inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI) e foi reestruturado para aumentar os financiamentos a projectos que têm tido dificuldades para obtenção de crédito.