Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Operadores de transporte iniciam capacitação sobre melhores práticas de bilhética

     Economia              
  • Luanda • Terça, 19 Novembro de 2024 | 21h13
Autocarros para o transporte público da empresa Ango Real
Autocarros para o transporte público da empresa Ango Real
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – Pelo menos trinta técnicos do Ministério dos Transportes, Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) iniciaram, esta terça-feira, em Luanda, uma sessão de capacitação sobre as melhores práticas de bilhética e interoperabilidade, à luz do “padrão Calypso”, uma norma aberta e segura de bilhetagem que promove a inovação.

Usada em 25 países e em mais de 170 cidades do mundo, o padrão Calypso foi criado para operadores de transportes, com o objectivo de garantir uma usabilidade a longo prazo.

A formação tem duração de três dias e está a ser promovida pela Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), no quadro da sua estratégia de modernização e transformação digital, que visa simplificar o processo de pagamento e reduzir os riscos associados ao manuseio de dinheiro em locais públicos, bem como melhoria da eficiência operacional das empresas operadoras.

Durante a acção formativa, os participantes vão abordar temas relacionados com a função e posicionamento do padrão Calypso, mecanismos de segurança adicionais, tipologia de cartões, certificação, entre outros.

A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) é uma empresa de domínio público tutelada pelo Ministério dos Transportes, encarregue da modernização e digitalização do sistema de transporte público colectivo urbano de passageiros, através da implementação e gestão do sistema nacional de bilhética integrada, da emissão e gestão dos títulos de transporte intermodais (autocarros, comboios e barcos) integrados no sistema nacional de bilhética integrada.

Actualmente, a ENBI está presente nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela, Huambo, Malanje e Cabinda. ACC/QCB

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+