Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Operadora estende sinal 5G e reforça outros serviços pelo país

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 13 Março de 2023 | 11h58
Empresa produz torres de telecomunicações e de transporte e distribuição de energia eléctrica
Empresa produz torres de telecomunicações e de transporte e distribuição de energia eléctrica
Cedida

Luanda – A operadora móvel, Unitel, estendeu os serviços de dados e voz da tecnologia 5G em diversos municípios da província de Luanda, capital, enquanto reforça a tecnologia 3G e 4G em outras localidades do país, no quadro do desenvolvimento tecnológico em Angola.

Trata-se das localidades do Kilamba Kiaxi, Sambizanga, Rangel, Talatona, Ingombota, Maianga, Belas e Cacuaco, um trabalho que começou em 2022 e terminou em Janeiro de 2023, de acordo com uma nota da operadora a que ANGOP teve acesso.  

A tecnologia permite um rápido acesso de conectividade, tendo o primeiro serviço comercial 5G em Angola denominado “Unitel Net Casa,” lançado em meados de 2022.

De acordo com a Unitel, os serviços 3G, 4G e 5G estão disponíveis em 453 localidades do país, permitindo a transmissão de voz e dados (navegação de sites, downloads e uso de aplicativos online com maior rapidez).

 Em Fevereiro deste ano, a operada diz ter estendido os serviços de voz e dados da tecnologia 4G nas localidades de Cuemba (Bié)  e Alto Zambeze-Cazombo (Moxico).

No mesmo período, ainda de acordo com a nota, foi reforçado com a tecnologia 3G as localidades e Kiwamba Nzongi, Massango e Cambundi Catembo, Província de Malanje.

A título de exemplo, a tecnologia 4G foi estendida em 88 municípios e localidades do país, cobrindo as províncias de Cabinda, Cuanza Sul, Lunda Norte, Huambo, Namibe, Cuanza-Norte, Huíla, Moxico, Zaire, Cuando Cubango, Benguela, Bengo e Lunda Sul.

O 4G cobre as capitais das 18 províncias de Angola e tem uma implantação de 70,1% nos municípios e 28,8% nas comunas, segundo a opradora móvel.

Também expandiu a tecnologia 3G às localidades do Dirico, Calai, Cuangar, e Rivungo  (Cuando Cubango), Luacano e Luchazes-Cangamba (Moxico), Dinge (Cabinda), Lubalo (Lunda-Norte) e Galangue (Huíla).

Ainda no mês de Fevereiro, a operadora inaugurou, em Cabinda, o Sistema de Cabo Submarino Norte (UNSC), para permitir o fornecimento de serviços de telecomunicações móveis ou fixas de alto débito à província.

O sistema prevê melhorar o acesso à internet e aos serviços de comunicações empresariais domésticas e internacionais...NE





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+