Luanda – A Polícia Nacional (PN) deteve cinco pessoas e 33 embarcações por diversas infracções às normas marítimas, no quadro da “Operação Kianda”, realizada em Luanda, de 26 a 28 de Maio.
Dentre detidos, com idades compreendidas entre 47 e 60 anos, quatro são de nacionalidade vietnamita o quinto angolano, segundo o porta-voz da Polícia Nacional sub-comissário Mateus Rodrigues.
Ao fazer o balanço para imprensa da primeira fase da "Operação Kianda", esta quinta-feira (02), em Luanda, o oficial explicou que das 33 embarcações, 30 foram apreendidas porque os seus utentes violaram as normas marítimas e três por violação das normas de pesca.
A referida operação tem como objectivo prevenir e combater roubos, furtos e outros delitos no leito marítimo nacional.
A primeira fase decorreu na zona Norte da Baía de Luanda, incidindo sobre Cacuaco, Sarico, Boca do Rio, Molhada, Cimangola, Contra-Costa, Mercado do Mundial e a Costa da Ilha do Cabo, bem como na parte marítima Sul, onde foram patrulhadas a Samba, a kapossoca e o Mussulo.
Mateus Rodrigues disse que os processos em causa já foram remetidos à Capitania do Porto de Luanda, acrescentando que a operação vai continuar, com vista a prevenir e reprimir os crimes e as infracções de natureza diversa.