Namacunde - Diversas mercadorias entre bens alimentares e combustível foram apreendidas por fuga ao fisco, durante a segunda fase da Operação "Olupale" na fronteira entre a província do Cunene e a República da Namíbia.
Constam dos bens dois mil e 790 litros de combustível, 68 sacos de fuba de milho, 50 de açúcar mascavo, 50 caixas de bolachas, 46 grades de cervejas, 10 balões de fardos, três viaturas namibianas e três motorizadas.
Ao falar à imprensa, o porta voz da Polícia de Guarda Fronteira intendente Lino Epalanga, disse que a operação registou 256 de violação de fronteira entre entradas e saídas e retiveram três mil e 331 cidadãos nacionais e estrangeiros.
Explicou que o objectivo da acção visou incentivar a população ao pagamento dos direitos aduaneiros, ressaltando que os bens alimentares e outros produtos serão encaminhados à Administração Geral Tributária (AGT), enquanto o combustível para o Departamento de Investigação de Ilícitos Penais
A segunda fase da operação "Olupale" decorreu de 14 a 28 de Novembro, enquanto a primeira aconteceu de 18 de Outubro a 13 de Novembro que resultou na apreensão de cinco mil litros de combustível.
A província do Cunene partilha 460 quilómetros de fronteira com a República da Namíbia, destes 340 terrestres e 120 fluviais.PEM/LHE/