Luanda – A Polícia Nacional (PN) apreendeu 25 embarcações, por violação às normas marítimas, assim como três barcos, por transgressão das regras de pesca, no âmbito da “Operação Kianda”, decorrida de 5 a 19 deste mês, ao longo da costa marítima de Luanda.
Segundo o porta-voz da Polícia Nacional, Mateus Rodrigues, as apreensões dessas embarcações deveram-se ao facto dos marinheiros navegarem sem documentação e coletes salva-vidas a bordo, bem como apresentação de licença de pesca caducada, documentos vencidos e a falta de denominação e matrícula de embarcação.
Ao fazer o pré-balanço da Operação Kianda, o porta-voz referiu que, no mesmo período, os efectivos da PN apreenderam igualmente 15 motores de embarcações.
Na mesma senda, ainda foram detidos 11 cidadãos nacionais, com destaque para três criminosos que foram interpelados em flagrante, enquanto realizavam um assalto num navio ancorado na Baía de Luanda.
Com essas detenções e apreensões, a Polícia Nacional garante a redução do sentimento de insegurança dos cidadãos, sobretudo, aos marinheiros e pescadores.
Frutos dos resultados positivos obtidos na Operação Kianda, Mateus Rodrigues assegura a necessidade de se continuar com acções do género a nível do país, com vista a prevenir e reprimir os crimes e diversas infracções, contribuindo para a segurança pública na costa marítima nacional.
Nas últimas semanas, vários operadores do mar foram alvos de assaltos à mão armada, em alto mar, com destaque para o último assalto que provocou a morte de dois pescadores, em Maio deste ano, em Cacuaco (Luanda).