Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

OPEP tem novo presidente

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 05 Dezembro de 2022 | 18h23
Organização mantém decisão de cortes na produção petrolífera
Organização mantém decisão de cortes na produção petrolífera
Divulgação

Luanda - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) elegeu, por unanimidade, Gabriel M. Obiang Nguema Lima, da Guiné Equatorial, para presidente do cartel durante o ano 2023, no âmbito da presidência rotativa.

O novo presidente da organização é ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial.

O acto realizou-se por vídeo-conferência na 34ª Reunião Ministerial da OPEP+, este domingo, 4 de Dezembro de 2022, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje.

Os participantes reafirmaram a decisão da 10ª Reunião Ministerial da OPEP+, realizada a 12 de Abril de 2020, e, posteriormente apoiada em reuniões subsequentes, incluindo a 19ª Reunião Ministerial da OPEP+, a18 de Julho de 2021, e a 33ª Reunião Ministerial da OPEP+, a 5 Outubro de 2022, que manteve os cortes na produção petrolífera.

A decisão da OPEP+, refere o documento, inclui o ajuste da frequência das reuniões mensais para se tornarem bimestrais para o Comité Ministerial Conjunto de Monitoramento (sigla em inglês JMMC) e a autoridade do JMMC para realizar reuniões adicionais ou solicitar uma reunião Ministerial da OPEP+ a qualquer momento para abordar os desenvolvimentos do mercado, se necessário.

Reiteraram também a importância crítica de aderir ao mecanismo de compensação e conformidade total, aproveitando a extensão aprovada na 33ª Reunião Ministerial da OPEP+.

A 35ª Reunião Ministerial da OPEP+ está aprazada para 4 de Julho de 2023.

A Guiné Equatorial vai ocupar a presidência da OPEP em 2023, recebendo a presidência rotativa que era ocupada por outro país africano, a República do Congo.

A OPEP é uma organização que representa os interesses de 13 países exportadores de petróleo: Argélia, Angola, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Irão, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela.



Tags


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+