OPEP + prevê decidir níveis de produção de crude para Agosto

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 01 Julho De 2021    11h07  
Tendência crescente do preço do crude conheceu um abrandamento essa sexta-feira (Foto Ilustração)
Tendência crescente do preço do crude conheceu um abrandamento essa sexta-feira (Foto Ilustração)
Angop

Luanda - Os membros da Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP) e não OPEP reúnem hoje, quinta-feira, para analisar o mercado no mês de Junho e perspectivar os níveis de produção para o mês de Agosto.

A organização fez os últimos ajustes na tabela no mês de Abril deste ano para cada país membro.

No caso de Angola, em Maio foi permitida uma produção de um  milhão 283 mil barris por dia, um milhão 298 mil, em Junho, e um milhão 319 mil, agora para este mês de  Julho.

Para hoje, vão decorrer três reuniões em horários separados, depois de ter sido adiada, a pedido do co-presidente Russo, Alexander Novak, a reunião do JMMC (Comité Ministerial Conjunto de Monitorização), que estava  agendada para quarta-feira, 30 de Junho.

A Reunião do JMMC  vai analisar o mercado actual de petróleo e propor os níveis de produção para o mês de Agosto.

Desta feita, a partir do meio dia decorrerá a 181ª Reunião da Conferência OPEP,  seguida da 31ª do JMMC e 18 ª  Ministerial da OPEP +.

Por videoconferência,   a 181ª Reunião da OPEP será presidida  pelo ministro angolano dos Recursos Minerais Petróleo e Gás,  Diamantino Pedro Azevedo, que é, de igual modo, presidente da referida organização.

O encontro vai analisar e aprovar a Acta da 180ª Reunião da Conferência, os relatórios financeiro e do auditor referente a 2020 e do presidente do JMMC (Comité Ministerial Conjunto de Monitorização), além da  nomeação de novos  Auditores Externos para 2021.

No mesmo dia, acontece, também por videoconferência, a 18ª Reunião Ministerial da OPEP e seus parceiros Não OPEP, onde intervirá o presidente da OPEP, o príncipe  abdulaziz Salman, ministro da Energia da Arábia Saudita.

Os preços  do petróleo avançaram na quarta-feira, 30 de Junho, com ganhos mensais e trimestrais, após os estoques dos EUA recuarem pela sexta semana consecutiva.

As entregas do petróleo Brent, de referência para Angola, para o mês de Agosto, que terminou  nesta quarta-feira, fechou em alta de 0,37 dólares, ficando em 75,13 dólares o barril.

Já o petróleo dos EUA (WTI) fechou em alta de 0,49 dólar, ou 0,7% em 73,47 dólares o barril.

Ambas as marcas de referência estão abaixo das máximas atingidas em 2018 e devem marcar o sétimo mês de ganhos em oito meses.

O WTI avançou mais de 10% em Junho, enquanto que o  Brent subiu mais dos 8%, de acordo com pesquisas.

Lembrar que a cesta de referência da OPEP de Crudes (ORB) é composta por mistura do Saara (Argélia), Girassol (Angola), Djeno (Congo), Zafiro (Guiné Equatorial), Rabi Light (Gabão) e Iran Pesado (República Islâmica do Irão).

Integram a lista regiões como a Basra Light (Iraque), Kuwait Export (Kuwait), Es Sider (Líbia), Bonny Light (Nigéria), Arab Light (Arábia Saudita), Murban (Emirados Árabes Unidos) e Merey (Venezuela).





+