OPAIA investe mais de USD 2 mil milhões para fábrica de fertilizante

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 12 Outubro De 2023    15h35  
Uma das artérias do município do Soyo
Uma das artérias do município do Soyo
Manuel Zamba - ANGOP

Luanda – O grupo empresarial angolano OPAIA vai investir 2,2 mil milhões de dólares (kz 1,8 bilião) para a construção de um complexo industrial de fertilizantes, no município do Soyo, província do Zaire.

A unidade fabril, que será executada pela subsidiária AMUFERT, terá a capacidade de produzir um milhão 200 mil toneladas por ano, assegurou esta quinta-feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração (PCA) do grupo, Agostinho Kapaia.

À margem da assinatura oficial, com o Governo da província do Zaire, para a concessão do título de 152 hectares de terra para implantação daquela que será a maior indústria de fertilizantes do país, o gestor avançou que a fábrica arranca no primeiro trimestre de 2027 e prevê empregar 3.500 pessoas localmente.

Conforme o investidor, o mercado angolano de fertilizante consome anualmente quantidades inferiores a 200 mil toneladas e, com a produção desta fábrica (1 milhão 200), haverá excedente que servirá para a exportação.

No entanto, o PCA avançou que decorrem os trabalhos finais ligados à engenharia industrial, aquisição de equipamentos, sendo que as obras de construção iniciam em Janeiro de 2024.

Sobre a matéria-prima para a produção de amónio e ureia, fertilizante nitrogenado, fundamental para a nutrição, vitalidade e no desenvolvimento saudável das plantas, o empresário garantiu que está assegurada pelo mercado nacional.

Na visão de Agostinho Kapaia, esta acção enquadra-se na estratégia do Executivo angolano, que persegue o aumento da produção nacional para assegurar a segurança alimentar.

“Quando este projecto começar a funcionar, Angola vai deixar de importar fertilizantes e a agricultura no país vai ter um impulso significativo”, considerou o empresário angolano.

Na ocasião, o governador do Zaire, Adriano de Carvalho, considerou que a implementação da fábrica de fertilizantes vai permitir elevar os níveis da agricultura do país, em particular da província.

Fundada em 2002, grupo Opaia é uma holding angolana, com participação em diversas empresas ligadas à indústria, banca, comércio, agronegócio,  assim como em mercados internacionais, presente no Brasil, Portugal, Estados Unidos da América e China. OPF/AC





+