Lóvua - A construção da central fotovoltaica do município de Lóvua, província da Lunda-Norte, com uma capacidade de produzir 2,30 megawatts de energia, começa em Novembro deste ano.
A informação foi prestada à imprensa, hoje, quarta-feira, pelo representante da empresa MCA, Francisco Medina, responsável pela construção do projecto inserido no Programa de Electrificação Rural, que vai abranger 60 comunas do país.
Fez saber que o projecto vai permitir 187 ligações domiciliares, incluindo iluminação pública, através de linhas de baixa, média e alta tensão.
Sem revelar o valor, o prazo de execução do projecto e a quantidade de painéis a serem instalados, disse que a execução da empreitada vai contar com a mão-de-obra local, num total de 50.
Por sua vez, o administrador municipal do Lóvua, , António Mussumari, afirmou que a concretização do projecto vai contribuir para o desenvolvimento da circunscrição, atraindo investidores, sobretudo no sector agrícola.
Estima-se que no município fundado em 2016, vivem 15 mil124 habitantes.
No quadro da Electrificação Rural, a Lunda-Norte beneficiou 15 centrais em igual número de comunas dos municípios do Cuango, Caungula, Cambulo, Capenda Camulemba, Lubalo e Xá-muteba, prevendo beneficiar 74 mil e 368 famílias.
O Estado angolano pretende com este projecto, dar um contributo ambiental positivo através da redução de emissões de gases de efeito estufa, que se situa entre 4.2 e 8.0 milhões de ton CO2.JVL/HD