Dondo - A Organização Não Governamental (ONG) Suíça World Wildlife Found (WWF) tem disponível 16,9 milhões de euros, para financiar projectos de gestão de recursos hídricos na bacia do kwanza que visam melhorar a sustentabilidade do rio.
O valor, de acordo com o representante da organização em Angola, Daniel Morais, destina-se para o financiamento de instituições públicas e privadas com projecto na área.
Daniel Morais, que falava no final da V Sessão do Conselho Nacional de Águas, na Central II de Aproveitamento Hidroeléctrico de Cambambe, informou que a organização está a fazer levantamentos das necessidades de algumas instituições públicas e privadas.
Trata-se de necessidades relativas à coordenação e ao controlo do fluxo do rio.
O responsável adiantou que estão em análise três projectos e pediu a outras instituições interessadas que submetam as propostas na sede da organização, em Luanda, para avaliação.
Fundada em 1961, na Suíça, por um grupo de cientistas preocupados com a devastação da natureza, a WWF é uma ONG que actua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental.
É a maior organização independente do género no mundo, com mais de cinco milhões de associados em mais de 90 países.
A V Sessão Ordinária do Conselho Nacional das Águas foi orientada pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, e analisou, entre outros assuntos, os projectos estruturantes de combate à seca no sul do país.
O Conselho Nacional de Águas é um órgão permanente consultivo do Titular do Poder Executivo de coordenação e articulação entre os departamentos ministeriais ligados ao planeamento, gestão e utilização dos recursos hídricos, no contexto das bacias hidrográficas nacionais e compartilhadas pelo Estado Angolano, incluindo os utilizadores de recursos hídricos e as comunidades locais.