Menongue - Cinquenta e nove mil milhões de kwanzas do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o Cuando Cubango foram gastos desde Janeiro até ao presente mês, de um total revisto de 69 mil milhões.
O OGE-2024 do Governo do Cuando Cubango serviu para as despesas com pessoal (salários), em bens e serviços, de apoio ao desenvolvimento e realização de projectos públicos.
Os dados foram apresentados hoje, quinta-feira, em Menongue, capital da província, no final da VIII reunião ordinária, pelo secretário-geral do Governo do Cuando Cubango, Adelino Mangonga.
Já para o OGE-2025, foi proposto pelo Governo do Cubango o valor de129 mil milhões kwanzas, tendo em conta a DPA, que irá exigir o aumento do pessoal, despesas de apoio ao desenvolvimento, introdução de novas unidades territoriais, para o funcionamento dos serviços da Administração Local do Estado.
Por seu turno, a directora do Gabinete Jurídico e Intercâmbio do Governo do Cuando Cubango, Andércia Sousa, disse que os trabalhos para a implementação dos novos territoriais do Cuando e do Cubango, no quadro da nova Divisão Político - Administrativa (DPA), decorrem com satisfação.
Referiu que, para o efeito, foi criada uma comissão instaladora central e a nível local grupos técnicos que estão a levar a cabo trabalhos para a implementação da DPA.
Os membros do Governo analisaram, na reunião orientada pelo governador da província, José Martins, o grau de cumprimento das actividades desenvolvidas e a identificação das infra-estruturas prioritárias, condições essenciais para o funcionamento dos serviços e órgãos administrativos da Administração Local do Estado.
Estiveram ainda presentes na reunião os dois vice-governadores, administradores municipais, directores de diferentes gabinetes, órgãos de Defesa e Segurança, entre outros, que analisaram, igualmente, o programa de combate à pobreza. ALK/FF/PLB