OCPCA defende formação contínua dos filiados no Huambo

     Economia              
  • Huambo • Sábado, 21 Setembro de 2024 | 15h04
Coordenador adjunto do núcleo da OCPCA no Huambo, Severino Sapalanga
Coordenador adjunto do núcleo da OCPCA no Huambo, Severino Sapalanga
Júlio Vilinga

Huambo – O coordenador adjunto do núcleo da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA) no Huambo, Severino Sapanlanga, defendeu, este sábado, a necessidade da formação contínua dos filiados, de modo a corresponderem às exigências do mercado.    

O responsável, que falava no encontro de auscultação dos membros e estagiários da OCPCA, decorrido no auditório da Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), disse que esta profissão requer actualização permanente, fundamentalmente, para os novos membros.

Explicou que o processo de formação visa colocar em prática os conhecimentos teóricos e adequá-los à realidade técnica, legislativa e política do país, para terem ferramentas suficientes, que lhes permita defender os interesses das empresas, face às novas formas tributárias vigentes em Angola.

Severino Sapanlanga disse que para estar em altura das exigências actuais do mercado, os membros têm que estar actualizados com as novas medidas e as actuais tecnologias, pois anteriormente os relatórios eram feitos de forma físicas e hoje por via do portal, daí a necessidade da formação, principalmente, da nova geração de contabilistas.

Acrescentou que os novos desafios obrigam que os contabilistas actualizem os seus conhecimentos técnicos de forma permanente, para primar pelo rigor, face a sua linha de actuação, que tem um impacto directo na vida empresarial e dos cidadãos, em geral.

Severino Sapanlanga disse que os filiados têm a missão de defender a área empresarial no âmbito da preparação das contas financeiras e, do outro lado, o interesse do Estado no processamento e apuramento do imposto justo e legal.

O encontro decorreu sob o lema “Auscultação dos membros, para fortalecer a Ordem dos Contabilistas”, dentro das novas políticas da nova direcção da OCPCA.

O núcleo da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA) no Huambo controla, actualmente, perto de 364 contabilistas, sendo 112 membros certificados e 252 estagiários, formados pela Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) e pelos institutos superiores politécnicos Sol Nascente, Lusíada, ISUPE-Ekuikui II e da Caála. JSV/ALH

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+