Moçâmedes - A construção da nova ponte cais do Porto Mineraleiro do Saco-Mar e da expansão do terminal de contentores do porto comercial da Baia de Moçâmedes, no Namibe, estarão concluídas em Agosto de 2025, anunciou sexta-feira, o empreiteiro do projecto, Alexandre Baptista.
Em declarações à imprensa, o responsável referiu que as obras, inseridas no projecto integrado da Baia de Moçâmedes, decorrem a um ritmo satisfatório, apesar de alguns constrangimentos na aquisição de cimento no Lobito, facto que obrigou em alguns momentos a paralisação dos trabalhos.
O engenheiro, que falava no final de uma visita de constatação ao projecto pelo governador do Namibe, Archer Mangueira, informou que continua também a execução da construção de quatro estruturas de apoio como um edifício que servirá de escritório e controlo e um armazém.
No Porto Comercial do Namibe, disse, a intervenção é de seis hectares, com a construção de uma nova frente de 300 metros, que permitirá a atracagem de 14 navios de 50 mil toneladas, bem como novas áreas de contentores.
A empreita, segundo o engenheiro, conta com 550 trabalhadores, sendo que em Fevereiro de 2025, altura do pico da obra, a mesma poderá aumentar para mil e 500 funcionários de diferentes especialidades de engenharia.
Em termos de impacto económico, o terminal Mineraleiro do Saco-Mar vai permitir a exportação do minerio de ferro de kassinga, garantir a promoção do emprego e o desenvolvimento dos recursos minerais.
Já o Porto Comercial é um ponto estratégico para o desenvolvimento da região sul de Angola, onde serão desenvolvidos projectos em vários sectores. FA/ASS