Soyo - O município do Nzeto, província do Zaire, contará, no princípio do próximo ano, com um roteiro que vai congregar os principais locais de atracção turística, para despertar o interesse de visitantes.
O administrador municipal do Nzeto, Ketuzaioko Domingos Pinda, em declarações hoje à ANGOP, reconheceu existir inúmeras potencialidades turísticas na localidade, que agora estão a ser catalogadas para a sua divulgação e exploração adequada.
Citou alguns pontos de atracção turística, como a Pedra Sobreposta, localizada na comuna da Musserra, a Foz do rio Mbridge, as lindas Praias de águas rasas e de areia branca da costa marítima, a lagoa do Saka, entre outros.
Avançou a intenção de trabalhar-se com as agências turísticas e de viagem nacionais para a divulgação do manancial turístico do Nzeto, logo que o roteiro turístico estiver concluído.
Revelou existir um crescente interesse de empresários nacionais e estrangeiros de investir no sector do turismo no município, frisando que as autoridades locais estão disponíveis de prestar o apoio institucional.
O gestor disse ser pretensão tornar o Nzeto como “cartão postal” da província do Zaire, por ser porta de entrada para quem viaja para o interior desta parcela do território nacional.
Banhado pelo Oceano Atlântico, o município do Nzeto é também potencial para a pesca desportiva, uma modalidade que anualmente atrai praticantes nacionais e estrangeiros à circunscrição, que dista a cerca de 230 km da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire. PMV/JL