Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Fundação investe mais de 137 milhões em furos de água no Toco

     Economia              
  • Huíla • Terça, 26 Novembro de 2024 | 17h37
Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, visita projectos de água na Huíla
Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, visita projectos de água na Huíla
Morais Silva - ANGOP

Lubango - Cento e 75 milhões 137 mil 546 kwanzas estão, desde Setembro último, a ser investidos na construção de seis furos de água, em aldeias da povoação do Toco, no município do Lubango (Huíla), pela Fundação Ngana Zenza, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Integrado Comunitária (FDC).

Trata-se do  subprojecto 3.1, denominado “Água Segura”,  para as aldeias da Camutcha com  um  furo, Camiombo com dois, Ombala yo Mukua, Toco e Pongo com um, cada.  

As empreitadas com prazo previsto para terminar em Janeiro de 2025, já tem dois, dos seis furos concluídos nas aldeias do Toco e Pongo,  com  40 metros de altura, cuja capacidade é de   produzir  quatro mil litros de água por hora.

Estão equipados para bombear dois mil litros por hora para um reservatório de  cinco mil, que descarrega para uma bica com quatro torneiras e bebedouro para o gado, segundo o empreiteiro,  Carlos Victor Candimba.

Na ocasião, a patrona da Fundação, Ana Dias Lourenço, salientou ser uma acção que começou em Setembro e visa resolver o problema  da falta de água das famílias de seis aldeias, para  que passem a consumir água segura.

 “O empreiteiro comprometeu-se  a cumprir os prazos e entregar a empreitada nos finais de Janeiro de 2025  e vamos atribuir a população, que deve gerir com muito cuidado e proteger, para que a água possa  servir para beber, lavar a roupa e também  para o  abeberamento do gado”, elucidou.

Por sua vez, o  administrador da povoação do Toco, José Musinja, afirmou que o projecto vai melhorar a qualidade e aumentar o número de pessoas a consumir água  potável, pois  dos 18 mil e 323 habitantes  da circunscrição, apenas  dois mil 820 consomem o produto tratado.

Explicou que actualmente contam com  sete furos  espalhados  pela região e com esses seis, elevar-se-á para 11 o número, quando são necessários mais 15  para minimizar a carência.

Constituída a 20 de Fevereiro de 2020, a Fundação Ngana Zenza é uma homenagem à mãe da Primeira-Dama da República, a senhora Isabel, também tratada por “Ngana Zenza".

A localidade do Toco, comuna do Hoque,  dista a 35 quilómetros do Lubango. BP/MS





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+