Luanda - O novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), em Luanda, recebeu este domingo o seu primeiro voo de passageiros com 99 pessoas a bordo, provenientes da província de Cabinda.
Após cerca de uma hora de voo, a chegada do o avião da TAAG (modelo Boeing 737-700, matrícula D2 TBJ) foi presenciada por várias entidades, com destaque para o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, que prestigiou a cerimónia de "baptismo" da aeronave do voo inaugural.
Entre os passageiros (11 em classe executiva e 88 na económica) estavam a governadora provincial de Cabinda, Suzana de Abreu, e vários jornalistas, que horas antes testemunharam a viagem no sentido inverso (Luanda/Cabinda).
O processo marca o arranque das operações de passageiros na imponente infra-estrutura aeroportuária, um ano após a sua inauguração.
Ainda para hoje, estão previstas três frequências nesta rota.
Até à data presente, o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto recebeu voos de carga, tendo capacidade para transportar 130 mil toneladas de mercadoria por ano.
Inaugurado a 10 de Novembro de 2023, a nova infra-estrutura aeroportuária tem capacidade para mais de 15 milhões de passageiros (cinco no segmento doméstico e 10 internacionais) por ano.
A mesma contempla duas pistas duplas e está preparada para receber diversos tipos de aviões, com realce para o Airbus A380, considerado a maior aeronave comercial da actualidade.
Possui também 31 mangas (ramal de acesso às aeronaves), das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para os domésticos, além de tapetes rolantes para o depósito de bagagem, seis dos quais dedicados aos voos internacionais.
A zona de check-in conta com seis ilhas para 94 balcões, sendo 62 para o serviço internacional e 32 para o doméstico.
Localizado no distrito urbano de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, 40 quilómetros do centro da cidade de Luanda, o aeroporto tem ainda, entre as diversas áreas de serviço, salas VIP, restauração, lojas, uma clínica, centro de primeiros socorros, elevadores, pessoal treinado para prestar atenção especial às pessoas com mobilidade reduzida, além de parque de estacionamento para mais de mil e quinhentas viaturas.
Tendo em vista a fluidez dos passageiros, o Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), na zona internacional, possui 36 balcões, sendo 10 para passaporte electrónico, bem como 14 balcões para atender o segmento dos passageiros domésticos.
Neste particular, os passageiros domésticos e internacionais, acompanhados com as respectivas bagagens, beneficiarão do serviço interno de transferência, sem que para o efeito saiam do interior do aeroporto.ACC/VC