Luanda - O Aeroporto Internacional António Agostinho (AIAAN) começa a operar voos de passageiros, gradualmente, a partir do próximo dia 10 de Novembro, soube a ANGOP esta terça-feira.
Segundo um decreto do Ministério dos Transporte, assinado pelo titular do pelouro, Ricardo de Abreu, o processo de transferência dos voos domésticos e internacionais de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o AIAAN inicia a 10 de Novembro, devendo concluir-se até 31 de Março de 2025.
A TAAG - Linhas Aéreas de Angola - deverá iniciar a 10 de Novembro as operações e as demais companhias aéreas que operam no país podem efectuar de forma gradual a sua transferência até a data-limite, refere o documento concernente a implementação das fases dois e três do processo de transferência.
Em declarações à imprensa, em Setembro último, o director-geral do Operador Temporário do novo Aeroporto de Luanda (ATO), António Pombal, referiu que as companhias aéreas estão a proceder à reprogramação e alteração dos códigos de voos e de outros procedimentos operacionais e logísticos.
Inaugurado no dia 10 de Novembro de 2023, o AIAAN tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano e para processar, em igual período, 130 mil toneladas de mercadorias.
A infra-estrutura aeroportuária, localizada no município de Icolo e Bengo, está inserida numa área total de 75 quilómetros quadrados e conta com duas pistas paralelas, tendo a pista norte 4 200 metros de comprimento e a sul 3 800 metros, ambas com 60 metros de largura.
Tem ainda infra-estruturas complementares como lojas, restaurantes, escritórios, entre outras. VC