Ondjiva - Habitantes da província do Cunene afirmaram esta quarta-feira, que a construção do novo Aeroporto Internacional de Luanda, denominado Dr. António Agostinho Neto “AIAAN” a ser inaugurado sexta-feira (10), constitui um marco indelével da história da aviação civil no país
Para o nacionalista Elias Satyiomba, o novo aeroporto, além de trazer vários benefícios nos domínios económicos e sociais, é um ganho elevado da história da aeronáutica de Angola e de África.
Pela sua dimensão, acredita que o aeroporto irá resolver os problemas dos viajantes, turistas e sobretudo os homens de negócios que poderão movimentar as suas mercadorias com mais facilidade e comodidade.
Por seu turno, o representante do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) no Cunene, João Gimbe, disse ser um ganho para Angola e para África, em particular, dos países da SADC, permitindo uma projecção de desenvolvimento que marca os 48 anos de independência nacional.
O AIAAN é uma visão acertada do Executivo angolano, liderado pelo Presidente João Lourenço, que vai facilitar a deslocação de pessoas e bens, melhorar o percurso histórico do país e a dignidade dos utentes.
Já o economista José kalombe disse que, com a dimensão da infra-estrutura, Angola está dar sinal ao mundo que está pronta para os desafios do sector, já que o aeroporto foi projectado para receber todo e qualquer tipo de aeronave.
Acredita que o Aeroporto Dr.António Agostinho Neto proporcionará novas oportunidades de emprego e de negócios, permitindo o trânsito de mercadorias com maior eficácia e celeridade.
Precisou que as mercadorias actuais chegavam ao país por via marítima e outras ferroviárias, mas agora o processo de tramitação de importação e exportação de mercadorias será mais céleres, devido a inclusão de todos serviços.
O politólogo Ismael Alfredo destacou a capacidade da infra-estrutura como um marco indelével da história da aviação civil em Angola.
Segundo o responsável, tendo o país um aeroporto desta dimensão, vai garantir maior segurança na circulação de voos nacionais e internacionais, assim como contribui na recepção de turistas e consequentemente a arrecadação de receita para os cofres do Estado
Argumentou que o mesmo trará tantas valências do ponto de vista político, económico e social para o país, tendo em conta a inclusão de vários serviços, o que permitirá a empregabilidade de mais jovens.
Histórico da construção do Aeroporto Internacional Dr.António Agostinho Neto
A história da construção do novo aeroporto internacional remonta desde os anos 90, quando o Conselho de Ministros aprovou, em 1997, a Resolução que emanou de um estudo de caso desenvolvido pelo Banco Mundial.
Passados 8 anos, isto em 2005, foi apresentado um estudo de viabilidade do novo aeroporto, elaborado por uma empresa americana, a Perkins & Will.
De seguida, em 2006, a 15 de Maio, é aprovado em Conselho de Ministros, o Decreto n.º 12/06, que oficializa a reserva dos terrenos para a construção do aeroporto.
Em 2007, a Casa Militar do Presidente da República, especificamente o Gabinete de Reconstrução Nacional, assume a responsabilidade do acompanhamento do projecto que se cingiu na elaboração do projecto e na contratação do parceiro (empreiteiro).
Em 2012 foi contratada a empresa portuguesa A1V2, a primeira que trabalhou neste aeroporto, para realizar o projecto de execução da obra de construção do aeroporto.
A 15 de Maio de 2015 foi assinado o contrato com a China International Found (CIF). Desta feita, o projecto foi feito pela empresa chinesa, que era também responsável pela engenharia e construção.
No dia 19 de Maio de 2020 foi assinado a adenda nº1 ao contrato de construção, com a AVIC, onde ficou definido o que hoje representa o projecto final do aeroporto.
A 17 de Junho 2022 foi realizado o primeiro voo experimental, com recurso a uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional, TAAG.
O avião saiu do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro e, com o tempo de voo 13 minutos, aterrou no novo aeroporto. Este voo serviu fundamentalmente testar as condições técnicas da pista e de movimentação na zona da placa.
O dia 10 de Novembro 2023 é a data definida para a inauguração do AIAAN, sendo que iniciará actividades com a operação de carga.
Em Fevereiro de 2024 está previsto o início das operações de voos domésticos, sendo que no mês de Junho do mesmo ano dar-se-á início a operações de voos internacionais.