Caxito – A empresa Novagrolíder venceu a 9ª edição da Feira da Banana, decorrida de 23 a 25 deste mês, no mercado do Panguila, província do Bengo, que teve um volume de negócios de mais de 100 milhões de kwanzas.
No certame, realizado sob o lema "Agricultura no Bengo criando as bases para a diversificação da economia" e em que participaram 150 expositores, foram igualmente premiadas as empresas TuriAgro (2ª) e Vida Fresh (3ª) na categoria de grandes produtores.
Em declarações à imprensa, o gerente da Novagrolider, Hélder Cardeta, disse que o segredo da vitória foi o trabalho e o empenho de toda a equipa que apresentou aos feirantes um stand com as suas potencialidades.
A localidade dos Dembos, que albergou o evento, venceu os prémios de melhor município e pequenos produtores, enquanto a Ferpinta arrebatou a categoria de máquinas e equipamentos de trabalho.
O administrador municipal dos Dembos, Joaquim Cangulo, enalteceu o trabalho das cooperativas e associações de camponeses, que conseguiram demonstrar no evento o trabalho que tem sido feito no município.
No encerramento, a governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, considerou que a feira foi um êxito e ultrapassou as expectativas da organização, afirmando que o governo local continuará a apoiar os produtores, para melhorar e aumentar os níveis de produção agrícola na região.
Ressaltou o facto da província do Bengo ser uma das principais produtoras e exportadora da banana no país, e augurou que mais produtos sejam exportados futuramente.
Em declarações à ANGOP, o coordenador da comissão organizadora e vice-governador provincial do Bengo, José Bartolomeu Pedro, afirmou que a 9ª edição da Feira da Banana superou as expectativas da organização. O certame contou com 150 expositores e recebeu mais de três mil visitantes por dia.
A Feira da Banana, iniciada em 2012, é a maior bolsa de valores do Bengo e visa promover e divulgar as potencialidades agrícolas da província.CJ/IF