Luanda - A oitava família de moeda metálica, com o valor facial de 200 kwanzas, entrou, neste dia 4 de Abril, oficialmente em circulação, num total de 25 milhões de "peças" disponíveis nas 18 províncias do país.
Conforme a recente apresentação do Banco Nacional de Angola (BNA), a nova "Moeda Comemorativa", já em posse dos bancos comerciais, assinala o 20º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional em Angola, celebrado hoje, segunda-feira.
A mesma ilustra a imagem de um abraço fraterno entre os angolanos, símbolo de reconciliação e união, tendo o Banco Central angolano desembolsado, para a sua produção, USD 1,6 milhões ao fabricante - a empresa russa Goznak.
Essa denominação, emitida ao abrigo da Lei n.º 1/22, de 24 de Janeiro, complementa o grupo das moedas de 50 cêntimos, Kz 1, Kz 5, Kz 10, Kz 20, Kz 50 e Kz 100, perfazendo um total, agora, de oito moedas metálicas da família de Kwanza.
Indagado pela ANGOP, o director do Departamento do Meio Circulante do BNA, Sebastião Banganga, confirmou o facto, assegurando que alguns agentes comerciais já manuseam as mesmas, depois de disponibilizadas pelos bancos comerciais.
"Fizemos uma ronda a nível da província de Luanda, e a título de exemplo, constatamos que as moedas já estão disponíveis em algumas superfícies comerciais", afirmou o quadro senior do Banco Central de Angola.
Com a introdução desta nova moeda, o BNA propõe-se em contribuir para o progresso económico do país e, por isso, reitera o apelo ao seu uso adequado, à conservação e valorização desta.
A imagem patente nessa moeda metálica da série 2022 resulta de um concurso de desenho realizado para o efeito, a nível nacional, pelo Banco Central.
A moeda metálica é unicolor, de cor prateada, e semi-serrilhada, destacando-se no seu reverso o valor facial, ao centro, e a inscrição “Kwanzas”, a cestaria como símbolo da cultura nacional e, na base, o ano de emissão: o presente 2022.
Na face, prevalece o motivo da sua emissão, representado pelo abraço fraterno, que expressa a união nacional entre os angolanos e a inscrição no topo “PAZ E RECONCILIAÇÃO NACIONAL”, marco conquistado a 4 de Abril de há 20 anos.
Nota-se, de igual modo, a inscrição “2002 – 2022″, que constitui o período entre o ano da assinatura do Acordo que trouxe a Paz definitiva para Angola e o ano de emissão da moeda. Na sua base, é notória a expressão “REPÚBLICA DE ANGOLA”.
Como elemento de segurança, destaca-se, inclinando-se à moeda metálica, dentro de um dos zeros, a alternância do número 200, com as letras “BNA”. Como as demais denominações, essa vai coabitar com as notas de "papéis", e passa a ser a única nos dois formatos.