Nova fábrica impulsiona lapidação de diamantes na Lunda-Sul

     Economia           
  • Lunda Sul     Quinta, 01 Fevereiro De 2024    13h18  
Funcionários da Fábrica de Lapidação de Diamante " pollaro "
Funcionários da Fábrica de Lapidação de Diamante " pollaro "
Mariana Guiné-ANGOP

Saurimo – Com a entrada em funcionamento de uma nova fábrica de lapidação de diamantes, a província da Lunda- Sul vai contribuir para o aumento considerável dos índices de lapidação no país, em particular na região, informou hoje, quinta-feira, o director da fábrica “ROBUST DIAM”, Sunil Agrawal.

Trata-se da nona fábrica de lapidação construída no país, sendo que deste número quatro estão localizados no Pólo Diamantífero de Saurimo, província da Lunda-Sul.

A fábrica de lapidação de diamantes “ROBUST DIAM” tem um investimento global de 5,5 milhões de dólares ( um dólar vale em kz 828,995) e possui uma capacidade instalada de 96 mil quilates por ano e uma média mensal de oito mil quilates, onde se espera por um volume de negócios entre 80 e 100 milhões de dólares no primeiro ano de actividade e conta com 200 postos de trabalho.

Em declarações à ANGOP, o director da fábrica, Sunil Agrawal, disse tratar-se de uma iniciativa estratégica do Executivo angolano em parceria com o sector privado, visando atrair mais investidores para o sector, bem como aumentar o número de produção de diamantes lapidados.

Sublinhou que nos próximos meses, a empresa vai ainda instalar no pólo uma indústria para lapidação de “micro-diamantes”, que, a ser concretizada, será a primeira em África, uma vez que apenas a Índia  produz esse mineral.

Sublinhou que, até ao momento, as lapidadoras apenas produzem diamantes de maiores quilates, e com a instalação da fábrica de micro-diamantes será aproveitado maior número deste mineral, para fabricar jóias e outros artefactos, garantindo formação e mais postos de emprego aos jovens da circunscrição.

Referiu que a principal missão é de garantir excelência e qualidade no processamento dos diamantes, mantendo os mais altos padrões de integridade tecnológica, permitindo o sucessivo desenvolvimento do segmento da actividade de lapidação.     

Pólo Diamantífero

O Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo foi inaugurado em 2021, com a capacidade para  acolher 30 fábricas de lapidação de diamante,  tendo actualmente quatro. 

O projecto, com um investimento de 77 milhões de dólares, na primeira fase, vai contar com quatro fábricas de lapidação de diamantes, a que se vão juntar as quatro já existentes no país.

Construído numa área de 305 185 74 metros quadrados, o pólo está dividido em três áreas principais, designadamente comercial, industrial e a reservada à central híbrida.

A área comercial constitui o núcleo de acesso público com lojas, restaurantes, praça de alimentação, bancos, repartições fiscais, escritórios, centro de convenções, escola técnico-profissional, posto médico e edifício para acomodação.EM/JW/AC

 

 

 





+