Nova Cimangola emprega mais de 500 cidadãos em dois anos

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 30 Novembro De 2023    18h32  
Postos de betão fabricados no Icolo e Bengo
Postos de betão fabricados no Icolo e Bengo
Assis Quituta-ANGOP

Luanda - Pelo nenos 500 novos profissionais nacionais foram enquadrados na Nova Cimangola, nos últimos dois anos (2022 e 2023), elevando para 1170 o número actual de trabalhadores directos da empresa, dos quais 95% angolanos, alguns em postos de decisão.

A informação vem expressa numa nota dessa operadora, divulgada, na sequência da Semana da Indústria, evento onde o ministro de tutela, Rui Miguêns, revelou que nos últimos quatro anos o sector gerou 750 mil postos de trabalho, correspondentes a 4,5% da população activa do país. 

Segundo o comunicado a que a Angop teve hoje acesso, a Nova Cimangola é a cimenteira com mais tradição em Angola, tendo duas fábricas 100% operacionais, em Cacuaco e no Sequele, suportadas por armazéns e centros logístico distribuídos de Norte a Sul do país.

Actualmente, produz cimento, calcário, cinzas volantes, argamassas e clinker, produtos comercializados a granel, em "Big Bag" ou em saco.

Vende a produção de ambas as fábricas em Angola e em mercados externos, designadamente em países como o Gana, Camarões, Togo, gabão, Benin, Costa do Marfim e Brasil, contribuindo para a dinamização das trocas comerciais intra-africanas.

Cimenteira líder do mercado nacional e maior exportadora do sector, a Nova Cimangol prepara-se agora para a substituição térmica de combustíveis derivados de resíduos, apostas tecnológicas susceptíveis de tornar mais competitivo o preço final junto do consumidor e aumentar a cadeia de valor da empresa.

Cimento Verde na forja Um dos seus projectos em curso, em que a inovação vai ao encontro dos desígnios do Governo de Angola, chama-se LC3 e visa produzir "cimento amigo do ambiente", também conhecido como Cimento Verde, que incorpora uma maior quantidade de argila calcinada.

O mesmo obriga a um menor consumo de energia e de água, e contribui para a mais longa conservação das pedreiras nacionais, rerefe ainda o informe.

Contribuir para a gestão racional dos recursos naturais e para a preservação do ambiente é um dos pilares da actuação da Nova Cimangola, que há muito contribui para a preservação da biodiversidade, e que aposta em controlar a qualidade da água que utiliza no fabrico de todos os produtos.

Também vela pela educação ambiental dos seus trabalhadores e das comunidades em que está inserida, bem como pela gestão de resíduos, controlo dos recursos (água, energia e combustível) e o controlo dos níveis de emissão de gases para a atmosfera.

MDS





+