Ndalatando - O Comité de Política Monetária e Cambial do Banco Nacional de Angola (BNA) está a avaliar hoje em Ndalatando, um conjunto de medidas que visam o controlo do kwanza e das divisas na economia do país.
Nesta 120ª reunião do órgão responsável pela formulação da política monetária do país, os técnicos estão a analisar, à porta fechada, o comportamento da moeda nacional, para adoptar um conjunto de medidas que visam o controlo do kwanza e das divisas na economia do país.
O encontro, que termina terça-feira, visa conter a inflação, decidir sobre as taxas de juro directoras do BNA, no sentido de preservar o valor da moeda nacional.
Terça-feira está prevista a realização de uma conferência de impresnsa, para divulgar os resultados da reunião.
A taxa de inflação anual em Angola desacelerou pelo terceiro mês consecutivo para 29,17%, em outubro de 2024, a mais baixa em seis meses, abaixo dos 29,93% em setembro.
Ainda assim, permanece acima da meta de 23,0% do Banco Central para o final deste ano, de acordo com o Instituto Nacioal de Estatística (INE).
Em uma base mensal, de acordo com a mesma fonte, os preços ao consumidor aumentaram 1,55% em outubro, o menor aumento em 16 meses, desacelerando em relação a um aumento de 1,63% no mês anterior. Os maiores aumentos de preços foram observados em hotéis, cafés e restaurantes (2,06%), saúde (2,06%), vestuário (1,84%) e bebidas alcoólicas e tabaco (1,81%).
Recorda-se que o governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias informou domingo que a oferta de divisas no país está estimada em 800 milhões de dólares americanos/ mês.EFM/IMA/YD