Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Navio “Baía Farta” pode estar apto a três meses

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 10 Fevereiro de 2023 | 19h43
Navio Baia Farta (Foto ilustração)
Navio Baia Farta (Foto ilustração)
Angop

Luanda – A ministra das Pescas e dos Recursos Marinhos, Carmen Neto, assegurou esta sexta-feira, em Luanda, que o navio angolano de investigação pesqueira e oceanográfica “Baía Farta” estará apto a dois ou três meses, quando forem superadas as anomalias detectadas durante a primeira prova de mar feita no país. 

“Durante a prova de mar realizada em 2021, que serviu para aferir se o navio está em condições/apto, foi detectada uma pequena anomalia em alguns instrumentos de investigação científica, uma situação que está a ser resolvida na África do Sul. No entanto, o Baía Farta estará cá dentro de dois ou três meses para dar sequência ao programa de investigação científica do país”, esclareceu. 

Ao responder a questão da ANGOP, à margem da visita guiada a bordo do navio de investigação norueguês “Dr. Fridtjof Nansen”, que atracou quinta-feira última no Porto de Luanda, a governante desmentiu informações veiculadas por alguns órgãos de comunicação social, que aventam a possibilidade do retorno do Baía Farta ao país de origem (Roménia).

Segundo Carmen Neto, esta informação “não corresponde a verdade”, porque o navio angolano ainda está dentro do plano de garantia.

“O nosso navio não foi devolvido e ainda está dentro do plano de garantia. O que nós fizemos foi entregar à Damer, que está fazer a adequação as conformidades necessárias, tendo em conta a primeira prova de mar feita no país”, clarificou. 

A embarcação angolana, que chegou ao país em 2018, abarca distintas valências, nomeadamente sofisticação científica e tecnologia, dispositivos de pesquisa de ocorrências de micro plásticos e, para o sector das pescas, instalação de um sistema organizado de lota.

O navio, orçado em cerca 80 milhões de dólares, dispõe de uma sala acústica, quatro laboratórios, um ginásio, camarotes duplos, cozinha, área de serviço com 15 monitores de comando e três computadores para o comando do Sonar (aparelho electrónico utilizado geralmente na navegação naval para medir a distância entre a superfície da água e o fundo marinho), cada um dos quais desenvolve trabalhos diferentes.QCB

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+