Luanda - A República da Namíbia tem interesse em importar a energia eléctrica de Angola, pelo facto da sua produção ser em pequena escala, manifestou hoje o presidente da Comissão Parlamentar de Economia e Administração Pública daquele país vizinho, Hon Natangue Ithete.
Dados recentes, apontam que Angola faz parte do top 10 do ranking mundial dos países que mais contribuíram na geração de energia a partir de hidroeléctricas, resultado dos investimentos feitos no Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca, nos últimos oito anos.
Em termos de produção de energia eléctrica, afirmou o responsável namibiano, Angola está muito próximo de atingir os sete mil megawatts, daí o interesse da Namíbia, que acredita em estabelecer uma pareceria para importar a electricidade de Angola.
Hon Natangue Ithete disse que concordam em trabalhar juntos e, também, fortalecer as trocas comerciais com os países vizinhos, tendo em conta que serão menos onerosas, e facilitará todas as trocas comerciais.
“É necessário fortalecer cada vez mais as relações entre os dois países”, declarou o dirigente, realçando que os povos de Angola e da Namíbia têm uma longa história.
Na ocasião, informou que as trocas comerciais entre os dois países estão muito a quem da realidade, entretanto, pretendem, com o referido encontro, fortalecer e aproveitar do potencial existente entre as partes.
Referiu que Angola pode intensificar as importações de carne de vaca, o que pode diminuir as despesas de importação tendo em conta a proximidade geográfica.
Convidou os angolanos a irem à Namíbia e investirem lá, criando assim parcerias bilaterais que engrandecem as duas economias.
Durante o encontro de trabalho entre as duas delegações, sendo a de Angola chefiada pelo secretário de Estado para Indústria, Ivan do Prado, foram discutidos temas ligados ao plano estratégico para a participação local no programa de desenvolvimento industrial de Angola.
De igual modo, houve oportunidade para trocas de experiências concernente à identificação de capacidades para a implementação do programa de desenvolvimento industrial de Angola, gestão dos riscos associados ao programa nacional de desenvolvimento industrial, entre outros assuntos.
A República da Namíbia partilha uma fronteira com Angola, a Sul, numa extensão de 1 376 quilómetros de comprimento. A fronteira é definida pelo rio Cunene, na zona do deserto do Namibe, seguindo o percurso deste rio até às Quedas do Ruacaná. JAM/PPA