Moçamedes - O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, anunciou hoje, em Moçamedes, que começa em 2024 a perfuração do primeiro poço no Bloco 30, na Bacia do Namibe.
O governante, que fez este anúncio na abertura do workshop sobre “Recursos Minerais, Petróleo e Gás”, salientou que a concretização da Bacia do Namibe será mais atractiva, devendo captar mais investimentos para a exploração e produção de hidrocarbonetos, bem como oportunidades surgirão para empresas locais e de prestação de serviços.
Indicou que o surgimento da actividade petrolífera no Namibe tem suscitado algumas inquietações sobre a coabitação entre as actividades pesqueiras e a petrolífera.
No entanto, enfatizou que a indústria petrolífera opera com as mais modernas terminologias de exploração e produção disponível no mercado, conferindo níveis de eficiência e segurança elevados, assegurando que os impactos adversos ao ambiente sejam considerados minimizados.
Afirmou ainda que mais de 80 por cento da produção nacional de petróleo provêm de campos petrolíferos maduros, pelo que se afigura necessário e crucial a realização de investimentos no sector para o incremento da exploração, visando a reposição das reservas produzidas e a atenuação do declínio da produção.
Salientou que o desenvolvimento da actividade mineral e petrolífera na província do Namibe deverá também criar novas oportunidades de trabalho para a juventude.
Para o ministro, os operadores do sector petrolífero devem preocupar-se com o aumento do nível de qualificação da sua força de trabalho nacional e proporcionar-lhes condições para o desenvolvimento das suas carreiras profissionais.
A província do Namibe, realçou, possui infraestruturas estratégicas como o Porto do Namibe, Porto Mineraleiro do Saco Mar e o Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM), que têm um papel importante no exercício da actividade ligadas à economia local e nacional, incluindo as actividades minerais e de apoio à indústria de petróleo e gás.
" A realização conjunta do workshop pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e o Governo do Namibe está alinhada com a estratégia do Executivo em promover o potencial dos recursos minerais, petróleo e gás existentes nesta província, para atracção de investidores , em benefício do desenvolvimento económico e bem estar das populações”, asseverou.
No workshop sobre Recursos Minerais, Petróleo e Gás, que decorre sob lema “Exploração sustentável dos recursos minerais, petróleo e gás", os participantes debatem temas sobre legislação ambiental, recursos minerais, petróleo e gás, potencial ecológico da província do Namibe, potencial minério e oportunidades de negócio na província, facilidades de criação de pequenas indústrias no sector minério. FA/AC