Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Projecto de exploração de petróleo no Namibe levado à consulta pública

     Economia              
  • Namibe • Quinta, 11 Abril de 2024 | 10h47
Participantes da consulta pública de implementação da Perfuração Exploratória de Petróleo na Província do Namibe
Participantes da consulta pública de implementação da Perfuração Exploratória de Petróleo na Província do Namibe
Anabela Fritz-ANGOP

Moçâmedes - A campanha de perfuração exploratória de petróleo no bloco 44, na Bacia do Namibe, foi submetido à consulta pública, para a recolha de opiniões e esclarecimentos, tendo contado com a participação de mais de 50 pessoas.

A ExxonMobil propõe-se a realizar a campanha de perfuração exploratória no referido bloco, situado na bacia do Namibe, pelo que o Ministério do Ambiente promoveu essa consulta pública. A exploração vai depender dos resultados dos blocos 30 e 43.

Na abertura dos trabalhos, a vice-governadora provincial para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Ema da Silva, disse que a iniciativa teve como objectivo a audição das opiniões de todas as partes interessadas, sobretudo as comunidades locais, sociedade civil, empresas, académicos, cooperativas, associações e outros actores relevantes cuja acção profissional esteja ligada ao mar.

Afirmou que as autoridades locais estão comprometidas em garantir que a exploração de petróleo no Namibe seja feita de forma responsável e sustentável, respeitando o meio ambiente, os direitos das comunidades, a fim de contribuir efectivamente para o desenvolvimento económico da província.

“A responsabilidade social na exploração do petróleo não contribui apenas para a preservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais, também fortalece a reputação das empresas do sector e contribui para a sua sustentabilidadeNeste sentido,  a longo prazo”, frisou.

Neste sentido, salientou que a consulta pública é um processo importante para a garantia da transparência e a participação pública na tomada de decisões sobre o desenvolvimento da indústria petrolífera na província, augurando que a exploração de petróleo no Namibe traga benefícios duradouros para todos os cidadãos.

Por seu lado, a directora nacional das Tecnologias Ambientais do Ministério do Ambiente, Dilma Bumba, considerou importante a garantia do futuro energético do país, ressaltando a necessidade de se levar em consideração as boas práticas ambientais, para a protecção da flora e da fauna marinha.

O director de Relações Públicas e Governamentais da ExxonMobil, Fernando Pegado, anunciou que a campanha de perfuração exploratória no bloco 30 terá início nos meses de Agosto ou Setembro do ano em curso, tendo sublinhado a existência de tecnologia de ponta para a coabitação entre a indústria petrolífera e a pesqueira.

Disse haver uma grande expectativa em relação aos resultados da pesquisa, uma vez que caso se encontre uma quantidade de hidrocarbonetos comerciável poderia-se compensar a perda de produtividade e o país a voltar a produzir ou suplantar a produção de dois milhões de barris de petróleo por dia.

Por sua vez, o presidente da Associação Provincial de Pescas, Jorge Hilário, considerou a exploração de petróleo importante, desde que se faça com sustentabilidade e responsabilidade.

O administrador municipal do Tômbwa, maior centro pesqueiro do país, Abelardo Lemba, enalteceu o projecto, sublinhando que o país precisa de aumentar a capacidade de produção de hidrocarbonetos, para acelerar o desenvolvimento socio-económico.VR/FA/AC         





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+