Moçâmedes- A produção de pescado na província do Namibe atingiu 81,6 mil toneladas, em 2022, verificando-se um aumento na ordem de 32% face ao período homólogo.
Segundo dados a que ANGOP teve acesso esta sexta-feira, junto do Gabinete Provincial das Pescas e do Mar no Namibe, do total de desembarque de pescado, 35% destinou-se ao consumo directo, 64,9% o processamento e congelação e 0,1% para conserva.
No período em análise, o sector das pescas controlou também o movimento de um total de 822 embarcações de pesca artesanal, divididas nas duas zonas piscatórias da província, maioritariamente propulsionadas a motor, exercendo a actividade com artes de linha, malha e cerco.
Na indústria de transformação em terra, dos produtos derivados do mar, registou-se uma produção de 53 mil 106 toneladas, destacando-se o peixe congelado com 50.813 toneladas, tendo se registado um aumento de 226% comparativamente ao período homólogo.
Enquanto isso, a produção total de sal caiu, em 2022, tendo-se registado 4, 5 mil toneladas menos 34% comparativamente ao período homólogo.
No âmbito da fiscalização foram inspecionadas 40 indústrias deste sector.