PREI chega ao Namibe

     Economia              
  • Namibe • Terça, 12 Abril de 2022 | 18h37
Operadores informais durante o cadastramento do PREI (Foto ilustração)
Operadores informais durante o cadastramento do PREI (Foto ilustração)
kinda kyungu

Namibe - O secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, procedeu hoje, terça-feira, no mercado do "5 de Abril", em Moçâmedes, o lançamento do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) na província do Namibe.

Na ocasião, Milton Reis disse que a campanha tem como objectivo desenvolver a cidadania económica a todos os operadores e vendedores informais, desde mercadores, ambulantes e empreendedores.

Para a formalização de todos os operadores económicos à volta do mercado, o secretário de Estado destacou estarem disponiveis serviços como o INAPEM, o guiché de empresas, Segurança Social, AGT, campanha de alfabetização e bancos comerciais que vão intervir nesse processo.

Segundo ele, o PREI não visa somente atribuir documentos aos vendedores, empreendedores e outros operadores económicos, mas também conferir cidadania económica.

Passarão os visados a ter acesso à Segurança Social, garantindo a sustentabilidade do seu futuro, ter acesso a crédito, através dos projectos de micro-crédito dos serviços bancários e do alívio economico desenvolvido pelo FACRA.

O PREI é uma iniciativa do Governo de Angola levado a cabo por uma comissão multisectorial, coordenada pelo Ministério da Economia e Planeamento com o apoio orçamental da União Europeia e assistência técnica do PNUD. No Namibe foram entregues os primeiros quatro cartões de formalização do PREI .

Antónia Helena e Adolfo Kembo, os dois primeiros contemplados com o cartão de vendedor, mostraram-se satisfeitos, tendo afirmado que agora vão exercer a sua actividade de forma segura e legal.

A campanha prevê a formalização de mais de mil cidadãos que exercem a actividade económica e vai estender-se num periodo de trinta dias.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+