Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Porto do Namibe impulsiona desenvolvimento da agro-indústria

     Economia              
  • Namibe • Sexta, 24 Maio de 2024 | 19h39
Vista parcial do Porto do Namibe
Vista parcial do Porto do Namibe
Nelson Malamba - ANGOP

Moçâmedes – O potencial do Porto do Namibe estimula o desenvolvimento de outros sectores, como a agro-indústria, recursos minerais, petróleo, madeira e turismo, reconheceu, esta sexta-feira, nesta localidade, o secretário de Estado para Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira.

Ao discursar no 1° Fórum enquadrado na celebração dos 70 anos de existência dessa infra-estrutura portuária, que se assinala hoje (24 de Maio), o dirigente sublinhou que o Porto do Namibe tem desempenhado um papel fundamental na movimentação de mercadorias e contribuído para o crescimento socioeconómico do país, particularmente para as províncias do Namibe, Huíla, Cunene e Cuando Cubango.

Apontou, igualmente, o porto como factor “chave” para elevação da posição de Angola na economia global, por ser uma das principais unidades portuárias que mais exporta produtos diversos do país.

Em função desse potencial, recordou que o Governo angolano aprovou, em 2018, o  Projecto Integrado de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes, em curso desde 2022, visando transformar o Porto do Namibe num dos maiores pólos de desenvolvimento industrial, logístico e de serviços do Sul de Angola, bem como torna-lo numa referência da África Meridional.

A reabilitação da infra-estrutura, avançou, vai reforçar a eficiência do porto, para aumentar a exportação de minério de ferro concentrados na Jamba, província da Huíla, no município do Cuchi (Cuando Cubango) e rochas ornamentais exploradas na região Sul.

O secretário de Estado apela aos intervenientes na cadeia de valor a olharem para o porto como factor de transformação de matérias-primas localmente, apostando-se na indústria transformadora.

Referiu também que o Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, que se pretende modernizar para estar em altura dos investimentos em curso, desempenha um papel fundamental na perspectiva de um ambiente de negócios sustentável na região, conectando os centros de produção e, posteriormente, o Norte da Namíbia e outros pises.

Rui Carreira referiu ainda que o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 perspectiva um sector de transportes sustentáveis que actue como catalisador do  crescimento económico, da competitividade, da mobilidade dos cidadãos e da integração regional.

Sob o lema “Cadeia de valor do Porto do Namibe”, o 1° Fórum enquadrado na celebração dos 70 anos desta infra-estrutura teve como objectivo identificar as valências económicas da região, potenciar a carteira de negócio e conhecer o impacto da actividade e desenvolvimento do Corredor do Namibe, explorando as oportunidades de crescimento e integração regional.

Os participantes ao encontro abordaram temas como “Cadeia de valor do Porto do Namibe”, “Infra-estruturas portuárias e logísticas”, “Oportunidades de investimentos do Hiterland” e “Mecanismos de financiamento à actividade privada”.

O evento juntou governantes empresários, quadros seniores do Ministério dos Transportes e da empresa portuária, entre outras individualidades. VR/FA/QCB

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+