Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Pescado apreendido no Namibe começa a ser distribuído a instituições sociais

     Economia              
  • Namibe • Quarta, 26 Julho de 2023 | 19h52
Caixas de peixe no interior de uma embarcação (Foto ilustração)
Caixas de peixe no interior de uma embarcação (Foto ilustração)
David Ginga

Moçâmedes - As duas mil 367 caixas de peixe diverso apreendidas, no último mês de Junho, em embarcações que faziam pesca de arrasto, começaram hoje a ser distribuídas às várias instituições sociais da província do Namibe, como unidades de saúde, lar da terceira idade e cozinhas comunitárias.

A informação foi avançada hoje à ANGOP pelo director do Gabinete Provincial das Pescas e do Mar, Piedade Goanhe, tendo salientado que o peixe em distribuição é fruto das acções  de fiscalização efectuadas no I semestre do ano em curso, ao longo da costa do Namibe, que resultaram na apreensão de embarcações de arrasto demersal “ YU FENG 3”, “TCHEWEKA II”, “LONGDA 8803” e “LONGDA 8804”.

Disse que das acções realizadas foi possível aplicar uma multa aos infractores no valor  de cento e vinte e um milhões novecentos e quarenta e um mil e setecentos e trinta kwanzas (Kz 121 941 730), e o pescado foi revertido a favor do Estado, como medida de punição acessória.

“ O Governo Provincial do Namibe começou a distribuir hoje o referido pescado às instituições sociais. A acção está sendo executada pelo Gabinete Provincial das Pescas e pelo GASFIG, cumpridos todos os procedimentos administrativos e legais”, sublinhou o responsável.

Precisando, o director disse que, numa primeira fase,  o plano de distribuição das duas mil 367 caixas de peixe diverso está a priorizar o Hospital Municipal do Tômbwa com 60 caixas,  Hospital Municipal do Virei (60), Hospital Municipal da Bibala (60), Hospital do Camucuio (60 cxs), Hospital Municipal do Saco Mar (60 cxs), Hospital Materno Infantil (60 cxs), Hospital Ngola Kimbanda (60 cxs) e o Hospital Sanatório (60).

Estão a beneficiar também da oferta os centros de acolhimento com 70 caixas, doentes crónicos (60), lar da 3ª idade (51), lar dos estudantes (26), cadeia do Bentiaba e da comarca ( 102), Centro de Dia do Saco Mar (46) Comuna do Bentiaba (46), Comuna da Lucira (46 cxs), cozinhas comunitárias de Moçâmedes, Tômbwa, Bibala, Camucuio e o município do Virei com 240 caixas. 

Este ano, o sector da fiscalização já apreendeu cinco embarcações que faziam a pesca ilegal na costa marítima do Namibe. FA/PPA





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+