Camucuio- Treze mil 624 familias começaram a receber, esta terça-feira, no município do Camucuio, os valores monetários referentes às transferências sociais do Programa Kwenda.
O acto foi orientado pela vice-governadora da província do Namibe para o sector político, social e económico, Anica de Sousa.
A responsável destacou que as transferências monetárias e a inclusão produtiva do programa do Kwenda representam um factor de emponderamento das famílias, cujo foco está centrado no desenvolvimento sustentável das comunidades.
Anica de Sousa sublinhou ainda que a estratégia do governo do Namibe que, por meio das componentes do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, alinhado ao Plano de Desenvolvimento Nacional tem criado mecanismos de respostas as dificuldades ebfrentadas pelas famílias, traçando e aplicabndo parcerias que elevam a melhoria da qualidade de vida e do bem social.
Destacou, ainda, a inclusão produtiva nos sectores da agricultura, pecuária e a promoção do auto-emprego por via do PAPE/INEFOP e do emponderamento da mulher nas comunidades.
A directora provincial do Instituto de Desenvolvimento Local, Nayole Araújo, fez saber que o valor das transferências monetárias aumentou de Kz 8.500 mês para 11.000 Kz mês.
“Nste sentido, as famílias beneficiadas passam agora a receber 66 mil Kwanzas, o que corresponde a seis meses”, esclareceu.
Salientou que o aumento do valor do Kwenda resulta da poupança obtida com a remoção da subvenção ao preço da gasolina.
Por seu turno, o administrador municipal do Camucuio, Jose Domingos Correia, garantiu o total apoio ao órgão as equipas de ADECOS, que vão percorrer as 141 localidades do município para efectuar as transferências aos beneficiários.
O município do Camucuio dista a mais de 200 quilómetros da sede capital da provincia do Namibe e possui uma população, maioritariamente, camponesa e criadora de animais. FA/VM