Moçâmedes - Vinte e oito operadores dos sectores da Agricultura e das Pescas da província do Namibe, beneficiaram de Janeiro a Outubro do ano em curso, de uma linha de financiamento disponibilizada pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
Em declarações hoje, quinta-feira, à imprensa, , o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Zonza Puissa, fez saber que para a segunda fase, 11 processos aguardam pelo mesmo financiamento, enquanto outros 70 estão na fase de avaliação.
De acordo com o director, para os grandes projectos o FADA disponibiliza, no máximo, 200 milhões de kwanzas, ao passo que para os pequenos o crédito ronda dos três aos 25 milhões.
“A linha de financiamento está disponível e para habilitar-se o interessado de forma empresarial, individual ou em cooperativa deve ter o título de propriedade de terra, uma embarcação como forma de provar que já exerce actividade e para os candidatos que pretendem adquirir viaturas para escoamento de produtos agrícolas é necessário provar que já exerce a actividade”, esclareceu.
Zonza Puíssa considerou ainda que a linha de financiamento é uma alavanca para o fomento da produção nacional e garantia da auto-suficiência alimentar das famílias.