Moçâmedes – Mais de cem milhões de dólares norte-americanos foram investidos em projectos comunitários ligados ao sector da educação, saúde, agricultura e ambiente, bem como no reforço do emponderamento da mulher, no âmbito da responsabilidade social da petrolífera americana ExxonMobil.
Em declarações à ANGOP, nesta terça-feira, em Moçâmedes, província do Namibe, a directora-geral dessa petrolífera, Katrina Fischer, considerou fundamentais os sectores investidos, por melhorar o desenvolvimento económico e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas nas áreas que são desenvolvidos os projectos.
Apontou o desenvolvimento feito através da educação primária com a qualidade desejada como um dos caminhos mais eficazes para que os jovens possam ter a oportunidade de sonhar é atingir o seu potencial máximo, pois a formação profissional de crianças e jovens representam o futuro de qualquer nação.
Ao falar no quadro da inauguração de uma escola de sete salas de aula, construída na localidade da Maca, a responsável referiu que o investimento feito na educação visa suprir as disparidades em termos de infra-estruturas escolares e os obstáculos existentes entre as zonas urbanas e rurais.
Erguida pela ExxonMobil, em parceria com a empresa Rise Angola, Ministério da Educação e do governo provincial do Namibe, a infra-estrutura escolar vai beneficiar mais de 500 alunos do ensino primário, que antes estudavam em escolas precárias.
Segundo Katrina Fischer, a inauguração dessa escola demonstra, igualmente, o quanto a ExxonMobil, as associadas do Bloco 15 e o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás estão alinhados com o Governo angolano no apoio às iniciativas ligadas à educação, ao estudo das carências e à inovação tecnológica, como prioridades para o desenvolvimento contínuo de Angola.
A petrolífera norte-americana vai operar em três blocos da Bacia do Namibe, que a partir do próximo ano começa com os trabalhos de perfuração e exploração de poços petrolíferos. FA/QCB