Conclusão da estrada Bibala-Camucuio nas prioridades do Namibe 

     Economia           
  • Namibe     Segunda, 22 Janeiro De 2024    19h55  
Vista parcial de uma das estradas do país (Foto ilustração)
Vista parcial de uma das estradas do país (Foto ilustração)
ANGOP

Moçâmedes - O governador do Namibe, Archer mangueira, apontou esta segunda-feira como prioridade, para este ano, a conclusão dos 40 quilómetros do troço que liga Bibala/Caitou ao município do Camucuio, cujo projecto arrancou em 2022.

Falando na cerimónia de cumprimento de fim de ano 2023, Archer Mangueira partilhou as perspectivas para 2024,  a nível local, tendo apontado que o projecto da estrada em referência já está a permitir a circulação de pessoas e bens, com maior fluidez, neste troço, onde diariamente circulam mais de trinta viaturas.  

A referida obra está orçada em 86 milhões de dólares norte-americanos e a sua conclusão está prevista para Julho do corrente ano.

Na sua intervenção, o governador fez saber que continuam as obras dos arruamentos em Moçâmedes e no Tômbwa, estando já concluídos 90 quilómetros, de um total de 110.

Neste pacote, estão já asfaltadas as estradas dos bairros 5 de Abril, Juventude, Saco Mar, Valodia, saidy Mingas II e uma parte do casco urbano de Moçâmedes e outra do município do Tômbwa.

A referida empreitada está avaliada em 8 mil milhões de kwanzas e a sua conclusão está prevista para este ano.

Indicou ainda que este ano vai se concluir os projectos de construção da rede de água e ligações domiciliares em Moçâmedes e de iluminação pública, bem como das obras de requalificação da Vila do Virei.

As obras de requalificação do município do Virei contemplam a instalação de postes de iluminação pública, construção de passeios, lancis e zonas verdes no casco urbano.

Relativamente aos projectos de âmbito central, o governador descreveu como prioridades a conclusão da construção e apetrechamento do Centro Regional de Vigilância Marítima do Namibe, dos complexos administrativos do Virei e do Camucuio, a retoma das obras dos troços Moçâmedes-Virei, Bibala-Lola e Lucira-Rio Equimina, o arranque dos trabalhos para o futuro Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais, assim como a construção e apetrechamento do Laboratório de Qualidade Agroalimentar.

 “Temos ainda como prioridade para este novo ano a continuidade de construção do projecto das infra-estruturas integradas para o desenvolvimento da Baía do Namibe e a Construção do Centro de Hemodiálise”, sublinhou o governador.FA/AC          

 

 





+