Itália interessada nas azeitonas do Namibe

     Economia              
  • Namibe • Quinta, 07 Abril de 2022 | 15h43

Moçâmedes - A Câmara de Comércio e Indústria Angola/Itália manifestou hoje, quinta-feira, em Moçâmedes o interesse de empresários transalpinos investirem na produção de azeitonas e nas rochas ornamentais do Namibe.

Ainformação foi avançada hoje, quinta-feira, pelo vice-presidente da referida Câmara, Hélder Cardoso, durante um encontro com empresários do Namibe, tendo reconhecido as potencialidades da província, destacando as rochas ornamentais, agricultura e turismo, que despertaram o interesse de italianos.

Disse que o encontro teve como objectivo ouvir empresários, sobretudo aqueles que possuem projectos que carecem de parcerias com empresas italianas, fundamentalmente a respeito da procura de financiamentos com os bancos transalpinos.

Hélder Cardoso explicou que a Itália tem várias linhas de financiamento e com diversas opções que poderão ajudar os empresários angolanos a efectivar parecerias e alavancar projectos.

“Em 2019 em Angola houve uma visita do Presidente italiano e foram na ocasião aprovados acordos de financiamento no valor de 300 milhões de Euros, para o sector privado e  destinados ao turismo, agricultura, indústria transformadora e energias renováveis, cuja linha está a ser analisada pelo o Ministério das Finanças para ser materializada”, explicou .

Afirmou que Angola deve aproveitar a experiência italiana no capítulo de processamento das rochas ornamentais, tecnologia para a pesca, exploração de madeira.

Sublinhou que para o presente ano, a Câmara vai promover um fórum na Itália, onde os  empresários angolanos que têm projectos concretos e que carecem de parceriaspodem buscar financiamento.

Os empresários do Namibe apresentaram como dificuldades a burocracia na cedência de créditos bancários, a carência de serviços de consultorias de projectos, a certificação dos produtos agrícolas, marinhos e minérios produzidos em Angola, para exportar para o mercado europeu.

A câmara Angola/Itália foi fundada em 2018 e actualmente controla 120 associados, com destaque para os bancos comerciais, seguradoras, indústria transformadora, gestão de resíduos e agricultura.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+